Evaldo propõe Dia das Tecnologias, Culturas e Conhecimentos Livres
A proposta do líder do prefeito na Câmara Municipal, Evaldo Lima (PCdoB), institui a data comemorativa no calendário oficial de Fortaleza, a ser comemorada anualmente no quarto sábado de abril.
Publicado 19/04/2016 10:40 | Editado 04/03/2020 16:24

Um dia dedicado à promoção de atividades alusivas ao uso e à criação de tecnologia livre, essa é a proposta do líder do prefeito na Câmara Municipal de Fortaleza, Evaldo Lima, que protocolou um projeto de lei, instituindo no calendário oficial de Fortaleza, o Dia Municipal das Tecnologias, Culturas e Conhecimentos Livres, a ser comemorado no próximo sábado (23), quarto sábado de abril. “As tecnologias são essenciais para garantir a nossa liberdade e são utilizadas em nossos sistemas de votação, nosso lazer, nosso trabalho, educação, arte e comunicação”, ressalta o vereador.
A data pretende trazer uma reflexão sobre a disseminação e a produção de tecnologias livres no País. Diferente do software de proprietários, como o Windows e o iOS, a tecnologia livre não impõe para os usuários uma licença de uso, tendo em sua maioria acesso gratuito. Essas plataformas também possibilitam o livre manuseio do usuário pelo sistema, conseguindo fazer instalações e modificações no sistema. Alguns exemplos de software livres são: Libreoffice, Androide, Gimp e Inkscape.
O professor de educação tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Ivan Oliveira, explica que a cidade de Fortaleza tem uma identidade forte com os movimentos e comunidades de softwares, tecnologias, conhecimentos e culturas livres, e por isso está preparada para ter uma lei voltada para esses profissionais que buscam uma maior liberdade, “no final das contas o software livre acaba sendo mais barato, ou mesmo gratuito, e possui uma maior segurança, porque você acessa todo o conteúdo, diferente do sócio proprietário”, conclui.