Sindicato dos Jornalistas: Assembleia escolherá Comissão Eleitoral

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará realiza nesta terça-feira (19/04), às 18h30, na sede da entidade, assembleia para aprovação do calendário e escolha da comissão que coordenará as eleições sindicais para renovação das diretorias do Sindjorce e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

O edital de convocação da assembleia foi publicado na última quinta-feira (14/04), nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e O Estado. Conforme o Estatuto do Sindjorce, a eleição para escolha da diretoria da entidade deve ocorrer nas mesmas datas e simultaneamente à da direção da FENAJ, que foi marcada para os dias 19, 20 e 21 de julho deste ano.

A Comissão Eleitoral local será responsável pela preparação, convocação, divulgação e realização da eleição sindical para a Diretoria do Sindicato, suplentes, delegados-representantes à FENAJ e Conselho Fiscal, bem como pelo processo eleitoral da FENAJ. Seus membros serão inelegíveis na eleição sindical respectiva. É composta por três membros efetivos e dois suplentes.

O processo eleitoral da FENAJ acontece a cada três anos. A Comissão Eleitoral Nacional (CEN) publicou o edital que abre o processo eleitoral direto da FENAJ no Diário Oficial da União de 8 de abril. Poderão votar os jornalistas sindicalizados e que estejam em dia com seus sindicatos até a data da eleição.