Cultura e Arte: Maloca Dragão começa nesta quinta-feira (28)

Um dos mais importantes centros culturais do País, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura completa 17 anos de história, no dia 28 de abril de 2016, firmando-se como lugar de referência da difusão, formação e criação artística do Ceará.

Cultura e Arte: Maloca Dragão começa nesta quinta-feira (28)
Para celebrar a data, o Dragão do Mar realiza a terceira edição da Maloca Dragão – O encontro de todas as tribos, festival que já se estabeleceu como um dos mais relevantes momentos da cultura do Estado. De 28 de abril a 1º de maio, a Maloca Dragão 2016 transbordará arte e cultura, com programação gratuita em 17 espaços do Dragão do Mar e da Praia de Iracema.
 
Verdadeiro panorama da mais recente produção artística cearense, a Maloca Dragão chega ainda maior à terceira edição para atender à pujante força da arte local. O maior festival de artes integradas do Ceará passa da média de 100 atrações nas duas edições anteriores para mais de 140 apresentações artísticas, das quais 90% são de cearenses ou de artistas residentes no Estado.  Durante quatro dias, performances, espetáculos de dança, teatro e circo, saraus literários e shows musicais – com destaque para 13 lançamentos – transformarão a Praia de Iracema na vitrine da arte produzida no Ceará.
 
Além das apresentações artísticas, a Maloca Dragão promove ainda a terceira edição da Feira Índice, feira literária com 14 selos e editoras independentes; a 3ª Semana do Cinema Brasileiro, com quatro títulos inéditos na Cidade; e a estreia do Conexões Maloca, que traz mais de dez produtores e realizadores nacionais para desbravar esse painel da arte cearense e participar de mesas-redondas com os artistas. O festival apresenta também divertida programação infantil, praça de alimentação e after parties gratuitas, em casas noturnas do entorno.
 
Atrações inéditas
 
Como nas edições anteriores, a Maloca Dragão 2016 apresenta grandes nomes do circuito nacional, como Mundo Livre S/A, BNegão, Karina Buhr, Bixiga 70, Hamilton de Holanda e Anelis Assumpção, cujos estilos dialogam com a produção local. A programação apresenta ainda mais uma Mostra Porto Iracema das Artes (Mopi), que reúne os projetos desenvolvidos nos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará.
 
Uma das mais importantes novidades da Maloca Dragão 2016 é a chamada pública convocada pelo Centro Dragão do Mar para lançamentos e projetos inéditos no festival. De 1º a 20 de março, foram 323 trabalhos inscritos, sendo 219 em música, 86 em teatro, dança e circo, 15 em literatura e 3 de cultura popular. Deste montante, 73 projetos – todos inéditos em edições anteriores da Maloca – foram selecionados para compor mais da metade da programação do festival.
 
A chamada pública utilizou o Mapa Cultural do Ceará como plataforma, ferramenta livre e gratuita que possibilita a integração de uma rede de agentes culturais do Ceará. “A partir das inscrições, foi possível mapear as produções cearenses das quais não tínhamos conhecimento, ampliando nosso leque de atuação. Mesmo os inscritos que ficaram fora da programação da Maloca serão convidados para compor outros projetos do Dragão do Mar, como Dragão Blues, Praça do Rock e Pôr do Som”, explica o diretor de Ação Cultural do Dragão, João Wilson Damasceno.
 
Os demais artistas convidados obedecem ao mérito da mais recente produção artística local, como os lançamentos dos novos discos da banda Selvagens à Procura de Lei e Verónica Decide Morrer. Grupos que também têm se destacado em shows Brasil afora.
 
Viva Iracema
 
Essa diversidade de atrações estará distribuída não só nos espaços do Centro Dragão do Mar, como também em palcos e casas noturnas do entorno. Além da Praça Verde, Praça Almirante Saldanha, Espaço Rogaciano Leite Filho, José Avelino, Teatro Dragão do Mar, Anfiteatro Sérgio Motta, Arena Dragão do Mar e Espaço Patativa do Assaré, serão integrados à Maloca: Sesc Iracema, Teatro Boca Rica, Teatro das Marias, Poço da Draga, Amici’s, Let’s Go Rock Bar, Estoril, Mambembe e Pirata.
 
Segundo Paulo Linhares, presidente do Instituto Dragão do Mar, a iniciativa de estender o raio da programação é um teste-piloto do projeto Viva Iracema, projeto do Governo do Estado do Ceará e do Dragão do Mar para a integração dos equipamentos culturais da região e realização de ações de formação e de promoção da arte e da cultura na Praia de Iracema.
 
Maloca Tabajaras
 
Culminância da integração promovida pelo festival na Praia de Iracema, a Maloca Tabajaras reúne a programação oficial de after parties gratuitas da Maloca Dragão 2016. Mambembe, Pirata e Estoril – todos localizados na Rua dos Tabajaras – esticam a festa da cultura, a partir das 23h, seguindo madrugada adentro.
 
Entre as atrações, tem Paula Tesser com o projeto Forró de Cabo a Rabo; Descendentes da Índia Piaba convidam Aldo Sena; o carnaval do Chão da Praça com Os Transacionais e os Djs da Fertinha; e atrações internacionais como Sammy Ben Red Jeb (Selo Analog Africa), Priscilla Odinmah (NY) e Marcus Gilmore, neto do lendário baterista Roy Haynes, é considerado um dos bateristas mais requisitados em Nova Iorque. Gilmore tocará com Fernando Catatau (Cidadão Instigado) no projeto Praia do Futuro, no sábado, no Estoril. Durante a Maloca Tabajaras, não será permitido o acesso de veículos na via, ficando fechada exclusivamente para pedestres, entre as ruas Tremembés e dos Cariris.
 
Feira Índice
 
A literatura também tem espaço na Maloca Dragão. De 29 de abril a 1º de maio, a Feira Índice tomará a Arena Dragão do Mar, reunindo editoras independentes, pequenas livrarias, coletivos, escritoras e escritores, acompanhada de programação literária. Em sua terceira edição – a segunda dentro da Maloca Dragão – a feira propõe-se como um espaço em que leitores, editores, livreiros e escritores se encontrem, movimentando o mercado independente e a Literatura Cearense. Dessa edição participam 14 expositores: o Coletivo Templo da Poesia, A Literação, Editora LuAzul, Editora Substânsia, Brechó Literário Rimbaund, Livraria Lua Nova, Armazém da Cultura, Casa da Prosa, Poeira Virtual, NetunoPress, Caramujolândia, Itinerância Poética, Abraço Literário SESC, Rede Mnemosine de Mulheres Cordelistas, Cantadoras e Repentistas.
 
Cinema
 
O Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco apresenta programação especial e gratuita, durante a Maloca Dragão 2016. De 28 de abril a 1º de maio, a 3ª Semana do Cinema Brasileiro exibirá filmes inéditos em Fortaleza, que foram filmados no Nordeste ou têm a região como tema. São eles: "Xingu Cariri Caruaru Carioca", "Aracati", "Todas as Cores da Noite" e "Tropykaos".
 
As exibições serão realizadas a cada dia, nesta ordem, sempre às 19h, seguidas de debate com os realizadores. Ingressos gratuitos serão distribuídos na bilheteria do Dragão do Mar, a partir das 16h. Será permitida a retirada de até 2 ingressos por pessoa. Nos outros horários, o Cinema do Dragão seguirá com a programação regular.
 
Conexões Maloca
 
Em 2015, o Dragão do Mar trouxe renomados produtores nacionais para assistir a alguns shows e participar de encontros com os artistas e grupos, a fim de promover um intercâmbio de experiências e gerar oportunidades de negócios. A partir do contato entre artistas independentes e experts do mercado cultural, a iniciativa contribuiu para impulsionar a circulação das produções locais no âmbito nacional, como aconteceu com os artistas Erivan Produtos do Morro e Silvero Pereira e as bandas Verónica Decide Morrer, Selvagens à Procura de Lei e Astronauta Marinho.
 
Expandindo o movimento iniciado na segunda edição do festival, a Maloca Dragão apresenta, neste ano, o Conexões Maloca, a partir do qual se promoverá mais uma troca entre artistas e produtores, músicos, jornalistas e realizadores nacionais do mercado da arte e da cultura. Além de estarem presentes durante os quatro dias de Maloca, desbravando esse verdadeiro painel da arte produzida no Estado, os convidados participam ainda – sexta, sábado e domingo – de mesas de debates com os artistas, explorando temas como “Festivais, Exportações e Novos Modelos de Produção Musical”, “Comunicação, Difusão e Promoção” e “Direção Artística e Produção Musical” e realizam masterclasses em trilhas sonoras para cinema e games.
 
A ideia é fazer com que a arte cearense circule mais País afora e que os próprios grupos artísticos possam se apropriar dos caminhos para ir além do território de origem. Já foram confirmados: Heloisa Aidar Pripas (Pommelo Produções, produção Tulipa Ruiz), Melina Leal Hickson (Porto Musical, produção Karina Buhr e Siba), Marcelo Damaso de Araújo (Festival Se Rasgum), Karen Cunha de Oliveira (Virada Cultural de SP), Patrícia Palumbo (Vozes do Brasil), Alexandre Linhares Matias (Trabalho Sujo), Yasmin Muller Carneiro (Deezer), Debora Pill (RedBull), Paul Lewis M P Dosher (Diretor de Palco Criolo), Anna Turra Ajzenberg (Direção Artística Elza Soares), Yuri Kalil (Produtor Musical), Maurílio Fernandes (Produtor Musical Empire) e Thiago Adamo (Músico e Compositor, Criador de Trilha para Games) e DJ Dolores.
 
Formação
 
Outra inovação da Maloca Dragão 2016 é o LAB Maloca. Realizada em parceria com o Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC), a programação formativa ofereceu cursos gratuitos aos profissionais que prestarão serviços no festival. Entre 12 e 19 de abril, os profissionais da Maloca Dragão 2016 puderam reciclar seus conhecimentos nas áreas de Produção, Técnicas de Sonorização, Iluminação, Montagem Sub (Subs), Técnicas de Mixagem e Rodies.
 
A Maloca Dragão é também uma oportunidade para que iniciantes no mercado criativo possam construir seu networking e aplicar seus conhecimentos. Por meio do Setor de Estágio do Porto Iracema das Artes, alunos de audiovisual põem em prática o que aprendem em sala de aula. Nesta edição, para capacitar os alunos a participarem do festival com seus registros fotográficos, o Dragão do Mar e o Porto Iracema firmaram  parceria com o projeto Golpe de Vista. No dia 20 de abril, o projeto realizou a edição especial “Fotografia de Espetáculos e Eventos”, voltada para alunos que cumprirão estágio na Maloca. Participaram do encontro os experientes fotógrafos Júnior Panela, Allan Taissuke e Luiz Alves.
 
Praça de Alimentação
 
Para aguentar a maratona cultural da Maloca é preciso muita energia. Na Praça Almirante Saldanha, o público poderá recarregar as baterias e encontrar alguns dos mais saborosos produtos gastronômicos da cidade. Estarão lá: Culinária da Van, Acervo Imaginário, Coktelitas, Mr Thi Food Service, El Laricón, Birosca 1545, Rapadura Food Truck, Acerva Cearense e Acarajé da Oya Murá.
 
Segurança e trânsito
 
Para melhorar o acesso do público ao festival e garantir a segurança de todos, o Dragão do Mar mantém parceria com órgãos estaduais e municipais, tais como Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Secretaria Regional do Centro de Fortaleza, Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Guarda Municipal de Fortaleza, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará (CCPDS). A parceria prevê ações como controle de tráfego e bloqueio de vias, reforço do efetivo policial e da fiscalização do serviço ambulante, bem como melhorias na limpeza e iluminação da região.
 
Programação
 
Serviço
 
Maloca Dragão 2016
 
Quando: dias 28, 29 e 30 de abril e 1º de maio
Onde: Centro Dragão do Mar e entorno
Acesso gratuito
 
Acompanhe a programação também pelas redes sociais:
Facebook: fb.com/malocadragao
Instagram: @malocadragao