Tribunal de Justiça quer cobrar 30 mil por dia de estudantes ocupados

Os estudantes que seguem ocupados no plenário há quase 48 horas, reivindicando a instalação de uma CPI da merenda na casa e denunciando a todo o país as arbitrariedades do governo Alckmin, estão sofrendo uma série de represálias pela movimentação.

Tribuna de justiça quer cobrar 30 mil por dia de estudantes ocupados

Na manhã desta quinta-feira (5), o Tribunal de Justiça estadual decidiu que os manifestantes que permanecerem ocupando a Assembleia Legislativa de São Paulo deverão pagar multa individual de R$ 30 mil por dia. Os 75 estudantes terão de pagar ao estado um total de R$ 2,25 milhões por dia de ocupação a partir das próximas 24 horas.

Parte do pacote da contraofensiva comandada por Fernando Capez, presidente da Alesp, para desmobilizar o movimento de ocupação, pois é um dos principais nomes envolvidos no esquema de corrupção na compra de merenda com cooperativas. O tucano, nesta quarta-feira (4), tentou de várias formas coagir os estudantes a desfazerem a movimentação. Declarou que havia reintegração de posse sem existir a ordem judicial, cortou água e luz do local, impediu que os estudantes e a imprensa transitassem na casa e, em uma última medida, processou Camila Lanes, presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), como líder da ocupação na Alesp.

Independente das medidas truculentas para desmoblizar o movimento, a ocupação afirma que só sairá do local com a CPI da Merenda criada.