Plenária discute a luta contra o golpe e as eleições municipais

Venha debater a situação política nacional e ajudar a organizar a luta contra o golpe. Sua presença e participação na plenária municipal do PCdoB, hoje, 09/05, às 19h, na ALESC é fundamental *João Ghizoni

Plenária PCdoB SC

Todos sabemos que o Brasil vive uma profunda crise política onde os fundamentos da democracia estão em cheque, com o golpe parlamentar, judiciário e midiático em andamento. O Senado, assim como fez a Câmara, deve aprovar o afastamento da Presidenta no dia 11 de maio e com isso assumirá, interinamente, o corrupto traidor e conspirador, Vice-Presidente Temer em dobradinho com o corrupto mor, Cunha.

Este momento exige muita mobilização e muita luta de todas forças progressistas, amantes e defensoras das liberdades democráticas e contra o retrocesso.

Os sinais que vem do campo golpista são terríveis. O Procurador Geral da Republica, visivelmente favorável ao Golpe, pediu a investigação do Lula e da Dilma, alegando que ambos tentaram de interferir nas investigações da Lava Jato, quando Lula foi nomeado Ministro.

Na verdade esta é a senha para criminalizar e prender o ex-presidente Lula e com isso, excluí-lo da disputa em 2018.

Não restam dúvidas de que a perseguição e a criminalização dos movimentos e de suas lideranças será a tônica das forças conservadoras para tentar consolidar o golpe parlamentar ilegitimo e contra o povo.

Todo golpe é assim e este não será diferente.

A dupla Temer – Cunha, já vem deixando claro que haverá cortes e aniquilamento dos programas sociais. Os direitos dos trabalhadores estão severamente ameaçados com as propostas de terceirização em todos os setores e com a aprovação da norma onde o “acordado” se sobrepõe ao legislado, ou seja, na prática ser o o fim da CLT, como historicamente exigem os empresários, para aumentar ainda mais a exploração dos trabalhadores.

Outra afronta as conquista sociais vem com o fim da vinculação orçamentária para saúde e educação como determina a Constituição, isso irá permitir a redução das verbas para estas áreas, atingindo diretamente o SUS e o ensino público levando inevitavelmente a privatização do ensino médio e das universidades públicas.

Outra medida já anunciada é a entrega do patrimônio brasileiro como o pré-sal e a volta das privatizações. Estão na mira a PETROBRÁS, CAIXA, BANCO DO BRASIL, BNDS, SISTEMA ELETROBRAS, entre outras.

Só nos resta um jeito de impedir tudo isso: lutar sem trégua contra os Golpistas e contra o governo ilegítimo da dupla de corruptos Temer, Cunha.

Neste sentido, a proposta formulada pelo Comitê Central do PC do B pela realização de um plebiscito sobre a antecipação das eleições presidenciais é uma alternativa constitucional que pretende resgatar a soberania popular quanto aos destinos do Brasil. Esta proposta para ser viável depende de amplo apoio e de ampla mobilização popular.

A luta contra o golpe e as eleições municipais.

A luta popular pela democracia que tomou conta do País nos últimos meses definiu claramente dois grandes blocos de forças políticas e antagônicas.

Em nosso entendimento este processo de luta tem que se desdobrar para as eleições municipais em curso. É fundamental dar vasão ao movimento social que foi pra rua, muitas vezes de forma espontânea, em defesa da democracia.

Este povo esta sedento de participação e que assumir protagonismo na arena política e jogar papel nas eleições municipais vindouras.

Neste sentido é fundamental estimular que estes movimentos assumam maior responsabilidade na defesa da unidade das forças democráticas, construindo o projeto popular de cidade popular para sedimentar a unidade, deixando a definição dos dos candidatos para depois, considerando aqueles que estejam melhores colocados eleitoralmente e que sintetizem a esperança e a vontade popular.

O PCdoB em Florianópolis entendeu isso e esta fazendo um grande esforço para viabilizar este projeto para a nossa cidade. Foi com esta compreensão participamos de uma excelente plenária, realizada no último dia 02 de maio, que pode ter lançado os alicerces da Frente Popular em Florianópolis.

Para viabilizar o projeto estamos num processo de articulação com diversos partidos, entre eles, PT, PDT, PSOL, PCB, REDE, e, também, com movimentos sociais.

Com muito jeito e sem imposição estamos apresentando o nome da Deputada Federal, camarada Angela Albino, como um dos possíveis nomes para compor a chapa majoritária para a Prefeitura de Florianópolis.

“Tudo isso acontecendo e eu aqui na praça dando milho aos pombos”.

Para debater e ajudar organizar a luta, é fundamental a sua participação na plenária municipal do PCdoB, hoje, 09/05, às 19h, na ALESC.

Venha colocar mais um tijolo na historia de luta do nosso País..

*Presidente Municipal do PC do B de Florianópolis.