Previsão: Economia chinesa crescerá 6,7% no segundo trimestre

A economia chinesa crescerá cerca de 6,7% no segundo trimestre de 2016, o mesmo nível registrado no primeiro, disse nesta segunda-feira (9) um importante instituto de pesquisa em um relatório.

Operárias trabalham em um indústria de calçados na China

O Centro Estatal de Informação, instituto da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, previu que, com a recuperação do investimento em infraestrutura e do setor imobiliário, o PIB chinês tende a ficar estável nos próximos seis meses.

O Centro disse que indicadores, incluindo a produção de carros e aço bruto, geração de eletricidade e indústria de valor agregado, mostraram que a economia começou a se estabilizar.

O governo destinará 1,2 trilhão de iuanes (US$ 187,5 bilhões) na infraestrutura neste ano, o que atrairá mais investimento de até 6 trilhões de iuanes, segundo o relatório.

Além disso, as vendas de terra e habitações continuam crescendo. Apesar do excessivo estoque de imóveis, o relatório vê recuperação do investimento no setor imobiliário no curto prazo.

O Centro indicou que os serviços se destacam. Com maiores gastos em atividades de lazer, serviços de saúde e informação, o setor deve se expandir em cerca de 7,5% no segundo trimestre.

As exportações cairão cerca de 8% no período devido à economia global crescendo menos que a China, maiores custos de produção e valorização da moeda chinesa.