Temer mente ao Fantástico para justificar cargo para esposa

Ao contrário do que disse Michel Temer em entrevista no último domingo (12) ao programa Fantástico da Rede Globo, a sua esposa Marcela Temer, não pode ser considerada advogada porque não tem registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Embora tenha se formado em Direito, em 2011, ela nunca exerceu a profissão.

Marcela Temer - Foto: José Cruz/Agência Brasil

Em entrevista ao programa de TV, Temer foi questionado pela apresentadora se Marcela era qualificada para trabalhar no governo federal e cuidar de toda a área social. “Ela tem formação nessa área?”, questionou a repórter. “Tem. Ela é advogada, né, e tem muita preocupação com as questões sociais”, disse Temer.

Segundo o currículo de Marcela, ela se formou em Direito pela faculdade particular Fadisp, em São Paulo, em 2009, mas não prestou o exame da OAB. Em seu currículo não há registro de trabalho. Marcela conheceu Temer aos 19 anos quando começaram a namorar. Hoje ela tem 33 anos e ele 75. 

A assessoria de imprensa da OAB de São Paulo confirmou que não há registros de Marcela como advogada. Procurado, o conselho federal da OAB também disse que ela não consta nos registros da entidade. “Não consta do Cadastro Nacional dos Advogados o nome de. Marcela Tedeschi Araújo Temer. Esse cadastro mostra a relação de todos os inscritos na OAB (profissionais e estagiários) e pode ser consultado aqui”, disse a OAB em nota.

Para ter a inscrição na OAB é preciso, além de ser formado em Direito, passar em duas fases do exame de ordem e manter o pagamento da anuidade em dia. O assunto é objeto de polêmica e já foi até alvo de projeto de lei para liberar os bacharéis em Direito para atuar mesmo sem OAB, em razão dos altos índices de reprovação no exame, mas não há resolução ainda sobre a avaliação.

Bela, recatada e do lar

Poucos dias antes da aprovação do julgamento do impeachment da presidenta Dilma Rousseff no Senado, a revista ultraconservadora Veja trouxe uma matéria tentado "vender" a imagem de Marcela como uma esposa perfeita. A revista usou as expressões: "bela, recatada e do lar". Assunto que foi bastante comentado e debochado nas redes sociais.