Terminal do Siqueira receberá lançamento do Terminal Literário

O Terminal do Siqueira passará a contar, a partir desta quarta-feira (18/05), com a terceira estante do projeto Terminal Literário. As estantes são abertas ao público e o cidadão fica livre para escolher exemplares de seu interesse, levar para casa e devolvê-los após o término da leitura. O projeto de compartilhamento coletivo de livros já possui estantes nos Terminais do Papicu e do Conjunto Ceará.

Terminal do Siqueira receberá lançamento do Terminal Literário

O projeto tem o objetivo de promover a leitura por meio do compartilhamento, tornar o tempo do trajeto do passageiro mais prazeroso e visa atender ao fluxo de mais de um milhão de pessoas que passam, diariamente, pelos Terminais de Integração de Fortaleza, socializando a leitura em um espaço diferenciado, de forma rápida, gratuita e acessível a todos. O Terminal Literário ainda chegará a outros quatro terminais.

O projeto Terminal Literário é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), com apoio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), da Empresa de Trasporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e da Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira.

Campanha para doações para o projeto Terminal Literário

Interessados em contribuir com o projeto Terminal Literário também podem fazer a doação de livros, que poderão ser entregues nos seguintes órgãos: Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro), Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica), Secretaria Regional I (Rua Dom Jerônimo, 20 – Otávio Bonfim), Secretaria Regional II (Rua Prof. Juraci M. Oliveira, 1 – Edson Queiroz), Secretaria Regional III (Av. Jovita Feitosa, 1264 – Parquelândia), Secretaria Regional IV (Av. Dedé Brasil, 3770 – Serrinha), Secretaria Regional V (Av. Augusto dos Anjos, 2466 – São Bento) e Secretaria Regional VI (Rua Padre Pedro Alencar, 789 – Messejana).

Terminal do Siqueira foi entregue reformado em março

O prefeito Roberto Cláudio entregou a reforma do Terminal do Siqueira em março deste ano. Por lá, diariamente, circulam cerca de 170 mil usuários de ônibus, que utilizam as suas 48 linhas. Além das benfeitorias de infraestrutura, com a reforma os usuários passaram a contar com rede gratuita de internet wi-fi e um bicicletário público com o objetivo de integrar os modais de transporte não-poluentes e o transporte coletivo.

Entre as reformas realizadas estão a recuperação dos pisos das plataformas; pavimentação dos paralelepípedos viários, por onde os ônibus trafegam; reforço da sinalização nas faixas de pedestre, faixas de limite das plataformas e outras; reforma estrutural dos banheiros, com instalação de novos pisos e revestimentos cerâmicos e substituição dos sanitários, pias e torneiras.

Além disso, o jardim central ganhou projeto paisagístico e novos bancos. Foram pintados todos os pilares do terminal, a cobertura metálica e a fachada. Foram demolidos e instalados novos gradis, alambrados e catracas na entrada do terminal.

Serviço

Lançamento da terceira estante do projeto Terminal Literário

Onde: Quinta-feira (18/5), às 16h
Quando: Terminal do Siqueira