Fora do grande círculo: A Copa do Brasil

Olá torcedoras. Olá torcedores. Nesta última terça-feira, com temperatura próxima aos 10 graus no inicio de noite em minha querida cidade de Ponta Grossa, província do Paraná, me dirigi até o Estádio Germano Krüger, propriedade do Operário Ferroviário Esporte Clube, para acompanhar a partida[1] válida pela 2ª fase da Copa do Brasil 2016 entre o dono da casa e o Paysandu Sport Club, de Belém do Pará.

Por Thiago Moro*

Partida da Copa do Brasil entre Operário Ferroviário e Paysandu - Luciano Mendes

O Paysandu é recém campeão estadual e da Copa Verde, competição da qual participam clubes da região norte e centro-oeste e que dá uma vaga ao campeão na Copa Sul-Americana, a segunda competição de clubes mais importante no continente.

Cachecóis à venda no alambrado do estádio do Operário Ferroviário, do Paraná

No trajeto até o estádio, acompanhado dos amigos, munido de meu cachecol alvinegro e tendo como companhia ainda um copo de tubão[2] para espantar o frio, fui pensando no que abordar nesta minha coluna semanal quando percebi o quão legal é esta competição que participávamos. E poderia ser ainda mais.

A 28ª edição da Copa do Brasil começou com 80 clubes e mais 6 entrarão nas oitavas de finais (cinco que participaram da Libertadores, mais o Internacional-RS, quinto colocado no último Campeonato Brasileiro).

Parece muito clube? Pois eu acho é pouco! A Copa da Inglaterra, a mais antiga competição de futebol do mundo, tem mais de 700 equipes em cada edição, com as equipes melhores ranqueadas entrando sempre nas fases seguintes da competição.

É na Copa do Brasil que temos a possibilidade de ter confrontos que dificilmente aconteceriam em outras competições, conhecer novos times, a realidade do futebol e do cotidiano de outros locais mais distantes de nosso dia a dia. É na Copa do Brasil que podemos ver em ação e conhecer clubes como Santos-AP, Parauapebas-PA, Dom Bosco-MT, Galvez-AC, Ivinhema-MS, Imperatriz-MA, Genus-RO, Náutico-RR, Parnahyba-PI, Goianésia-GO. Da mesma o forma, o pessoal de cima do mapa pode conhecer o Inter-SC, a Lajeadense-RS e o Operário Ferroviário do Paraná.

Para melhorar a competição eu colocaria pelo menos o dobro de equipes, aumentando a competição em uma fase e buscaria alternativas de transmissão em TV Aberta, hoje restrita ao monopólio do direito de transmissão pela “todo poderosa”.

Em TV fechada a Copa do Brasil tem transmissões além da Sportv/Globo, pelos canais ESPN e Fox Sports. A democratização da mídia precisa chegar também para o fortalecimento do nosso futebol, aquele futebol de Fora do grande círculo.

Um ótimo final de semana a todos e até a próxima.

Notas:
1) A partida foi vencida pelo Operário Ferroviário por 1 a 0 e teve apenas transmissões radiofônicas. A partida de volta acontece em julho em Belém do Pará e também não há indicativo de transmissão televisiva.
2) Bebida mista de refrigerante popular e bebida alcoólica, geralmente cachaça.