Lu Castro: Assistimos futebol porque nos faz feliz!

O mundo é um ambiente inóspito para as mulheres. Não há sorriso, tampouco motivos reais para me sentir plenamente feliz neste momento. À mulher cabe “se colocar em seu devido lugar”, o que, para muitos, significa ausência, silêncio, submissão, comportamento “adequado”, aceitação da violência imposta cotidianamente, a culpa por simplesmente existir.

Por Lu Castro*

Imagem sexista que desconsidera gosto das mulheres pelo futebol - casamento.com

Neste momento em que milhares de almas femininas doem de verdade, o mundo e a representação de que cabe à mulher todos os sacrifícios, não param.

Rodo aqui, rodo alí.

A cabeça mil grau, o coração doendo, a alma destruída.

O penúltimo caso de estupro de conhecimento público – são vários, diários e que não chamam a atenção – e sua bizarrice, nos encheu de raiva. Pelo menos a nós, mulheres que entendem a sororidade e a necessidade de estancar definitivamente a cultura do estupro.

Não bastasse ser violentada diariamente e não ter o direito de ser plenamente livre – o que Nina Simone definiu muito bem na frase: “Liberdade é não sentir medo” – ainda me deparo com páginas que veiculam imagens absurdamente machistas. Talvez nem se deem conta, mas o sacrifício é sempre imputado às mulheres.

Se não, vejamos a seguinte imagem:

Imagem sexista que desconsidera mulheres em relação ao futebol
Imagem sexista que desconsidera gosto das mulheres em relação ao futebol

Para muitas mulheres e homens, a imagem representa aquele sentimento nobre a que todo ser humano aspira. O companheirismo, a parceria, a felicidade de ter alguém ao lado. Mas será que nessa parceria cabe sempre à mulher o sacrifício, a aceitação, as lágrimas?

Por que raios ao homem se imputa comumente o gosto pelo futebol e à mulher o gosto por outras coisas “banais”?

Me ocorre que além de sexista, o responsável pela “imagem de amor” esteja totalmente desconectado dos acontecimentos bizarros dos últimos dias.

Não, querido artista, eu e milhares de mulheres não assistimos a um jogo de futebol para fazer nossos companheiros felizes, enquanto choramos a desgraça de sermos forçadas a algo. Não!
Num momento de comoção internacional após uma menina ser estuprada por trinta e três homens, seria de bom tom inverter essa bagaça! Mostraria algum sentimento de respeito por nós todas!

Por que raios somos nós as tristes no desenhinho que fala de “amor”?

Você sabe quantas são as mulheres que sacam muito mais de futebol do que seus companheiros? Sabe?

Já tentou dar uma olhadinha nas arquibancadas, fóruns, sites, blogs, campos e quadras de futebol para nos enxergar?

Saia, por favor, da caverninha sexista onde está sentado e totalmente desconectado de um momento em que todas nós já estamos chorando bastante.

É de sorrisos estampados que estamos precisando e não de mais sacrifícios estampados em imagens camufladas de “amor”.

Faça-nos o favor!

*Jornalista, autora do blog "Futebol para meninas" e colaboradora do Museu do Futebol para assuntos de futebol feminino.