Após reorganização, PCdoB debate candidaturas em Jóia

Na tarde desta segunda-feira (06), Junior Piaia reuniu-se com a direção do PCdoB da Jóia na perspectiva de avaliar a conjuntura eleitoral no município. A reunião foi coordenada pelo Presidente Antônio Rodrigues. O Partido foi recentemente reestruturado no município e a direção foi procurada por diversas siglas para composição nas próximas eleições.

Reunião PCdoB de Joia - Adriano Daltro

Representando o Comitê Estadual do PCdoB, Piaia fez uma breve consideração sobre a conjuntura política nacional, afirmando que o processo de impeachment da Presidenta Dilma tem dois objetivos. O primeiro é barrar as investigações da lava jato sobre dirigentes golpistas, o que já está comprovado nas recentes gravações vazadas pela mídia.

Em segundo lugar, está o objetivo de introduzir uma agenda econômica neoliberal no país, como já está demonstrado também pelos primeiros atos do governo interino golpista. "A conjuntura internacional da crise do capitalismo impõe ao capital especulativo, para ampliar sua lucratividade, dominar os governos nacionais para que tenham absoluto compromisso com esta conjuntura, favorecendo o sistema financeiro contra o povo, retirando direitos e conquistas", explica Piaia.

Para o PCdoB, o governo interino de Michel Temer é resultado deste processo, que coloca a democracia em risco no país, porque abriu precedentes de rompimento da constituição. "Neste sentido o PCdoB segue na luta contra o impeachment, pelo retorno da Presidenta Dilma, mas defende que seja construída uma saída para a crise, considerando-se também a governabilidade, através da convocação de um plebiscito e de novas eleições", complementou Piaia.

Piaia disse ainda que no processo há um saldo positivo no qual o PCdoB reafirmou o seu compromisso com a defesa da democracia, do povo e dos trabalhadores e isto é reconhecido por grandes parcelas da sociedade. "O processo deixou mais claro o que cada partido representa ideologicamente e este é um bom momento para aumentarmos a presença do partido".

O PCdoB da Jóia terá candidato a vereador e discute a sua participação em coligações para as eleições majoritária e proporcional. "Há um bom espaço no campo progressista para crescermos, pelo nosso posicionamento no cenário nacional e também pela conjuntura local, onde o PCdoB é reconhecido pela comunidade", garantiu o Presidente Antônio Rodrigues.