Marcos Lisboa:  Reajuste aprovado por governo Temer é “absurdo”

O economista presidente do Insper, Marcos Lisboa, defendeu, nesta sexta (10), que, com o aumento do desemprego e a diminuição da renda, o reajuste do funcionalismo público aprovado pela Câmara na semana passada é um “absurdo”. 

Marcos Lisboa

“Nada melhor, em semana que tivemos anúncio de aumento do desemprego, que à elite dos trabalhadores, sem risco de desemprego, seja concedido um aumento que custe uma CPMF. Nada como pedir sacrifício da população como um todo para beneficiar a elite do funcionalismo público”, alfinetou o economista, ao dar início a um seminário sobre Previdência no Insper.

Na semana passada, ele já havia condenado o reajuste. “Estamos vivendo o maior desemprego da história, com 11,4 milhões de desocupados, e aqueles que ainda se mantêm no mercado de trabalho veem a renda cair. É inaceitável que um grupo que tem estabilidade no emprego, que tem voz em Brasília, transfira a conta para o restante da sociedade”, disse o economista.

Para ele, se mantido esse tipo de comportamento, o governo Temer pode provocar uma crise ainda mais grave no país. “Não há mais como atender a grupos de interesse. É preciso pensar no país como um todo”, critica Lisboa, que já foi vice-presidente do Itaú e secretário de Política Econômica da Fazenda.