Requião pede ao Congresso que rejeite limitação de gastos públicos 

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) pediu ao Congresso Nacional que rejeite a proposta do governo ilegítimo de Michel Temer que fixa limite para os gastos públicos por entender que essa medida causaria graves prejuízos ao país. Em sua avaliação, essa limitação não conseguiria reduzir a dívida pública, afetaria a soberania nacional e ainda poderia culminar com a entrega dos bens e da riqueza do país a grandes potências. 

Requião pede ao Congresso que rejeite limitação de gastos públicos - Agência Senado

De acordo com Requião (foto ao lado), não há nenhum exemplo internacional bem sucedido dessa política. Ela fracassou na Grécia, que é um país pequeno, e, em um país grande como o Brasil, o desastre seria muito pior, advertiu.

Ele disse que, na prática, essa política geraria grave recessão e conflito social devido à necessidade de adequar as demandas democráticas ao limite fixado para os gastos e o endividamento, destruindo a saúde pública, a educação, a assistência social e a legislação do trabalho.

Segundo Requião, não há nenhum benefício que compense todo esse desgaste. A medida nem mesmo reduziria o valor da dívida pública porque, em sua avaliação, o problema do Brasil não é o tamanho da dívida, mas, sim, os juros elevados. “Em países grandes, só o crescimento econômico pode reduzir a dívida”, afirmou o senador.

“Levando em consideração todas essas reflexões, propomos a rejeição dos projetos de limitação do gasto público e da dívida pública e pedimos que nossos colegas estudem a fundo as possíveis consequências que podem ser muito mais graves do que aparentam à primeira vista”, alertou o senador.