UFC debaterá liberdade de expressão e censura nas redes sociais

Em virtude dos retrocessos sociais vivenciados na atualidade, dentre elas os ataques às performances "Histórias Compartilhadas" e "Todas contra 33", realizadas pelo artista e jornalista Ari Areia e pelas alunas do PET do curso de jornalismo e Publicidade da UFC, além das censuras do Facebook ao perfil do jornalista, artista e escritor Júnior Ratts, o curso de Publicidade e Propaganda da UFC decidiu organizar o debate “Liberdade de Expressão Artística e a Censura nas Redes Sociais”.

liberdade de expressão - Divulgação.

O evento será na próxima quinta-feira (23/06), às 14h, na sala CS 105 do prédio do Instituto de Cultura e Arte (ICA – Campus do Pici), e serão debatidos temas relacionados à liberdade de expressão artística, o exercício da cidadania e a problematização das políticas de privacidade de redes sociais como o Facebook. O debate conta com o apoio da Universidade Federal do Ceará e da Buick Frenesi – Comunicação, Cultura e Mais.

Farão parte da mesa o jornalista e artista Ari Areia, o advogado e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB CE Cláudio Silva Filho, o professor universitário, artista e performer Wellington de Oliveira Júnior, o psicólogo, realizador audiovisual e diretor da ONG Fábrica de Imagens Marcos Antônio Monte Rocha e o jornalista, artista visual e escritor Júnior Ratts. O debate será mediado pela professora do curso de Publicidade e Propaganda, Glícia Pontes.

Para o advogado Cláudio Silva, um dos palestrantes, momentos como este são importantes, pois “garantir a liberdade de expressar-se é assegurar a própria existência plena das pessoas, em suas particularidades e diversidades”. “Essa liberdade esbarra na dignidade do outro. O direito à liberdade de expressão deve servir à diversidade e pluralidade de opiniões, e não para perpetuar a intolerância e o ódio na sociedade”.

A entrada para o debate é franca e não há necessidade de inscrição para participar do evento.

Serviço

Debate Liberdade de Expressão Artística e a Censura nas Redes Sociais

Data: quinta-feira (23/06)
Hora: a partir das 14h
Local: Sala CS 105 – Instituto de Cultura e Arte (ICA) – Campus do Pici
Informações: 989288460 (Júnior Ratts)
Fanpage do evento