Vigília #OrlandoÉAqui na Alfândega dia 28

Nesta terça-feira (28), na Praça da Alfândega em Florianópolis, será realizado uma Ato/Vigília pelas vítimas da Lesbofobia, Homofoba, Bifobia e Transfobia no Brasil e no Mundo. O evento #OrlandoÉAqui #OrlandoÉTodoDia é organizado pelo Grupo Acontece – Arte e Política LGBT. Durante a atividade haverá apresentação do Romanelli Pocket Show contra a Discriminação.

No convite do evento, os organizadores informam que a cada 24h uma pessoa LGBT é morta no Brasil e que o nosso país é o responsável isolado por 44% dos crimes LGBTfóbicos de todo o mundo. "Precisamos lembrar que a #LGBTfobiaMATA. Todos os dias dezenas, centenas e LGBT no Brasil sofrem algum tipo de violência psicológica, patrimonial, física, emocional, seja nas ruas, nos lares, nos bares, na lama, na cama."

Orgulho LGBT

O dia 28 de junho é conhecido como o Dia Internacional do Orgulho LGBT devido à "Revolta de Stonewall ". Entre 1967 e 1969, Stonewall Inn era um bar divertido localizado na rua Christopher, no centro da zona LGBT da cidade de Nova Iorque.

Na noite de 28 de junho de 1969 uma força policial invadiu o bar Stonewall. Alegavam vistoria na licença para a venda de álcool, pois os homossexuais eram considerados doentes e, por isso, não podiam consumir bebidas alcoólicas. Mas nessa noite o público se revoltou, e o motim veio seguido de violentos protestos.

Os protestos de Stonewall marcaram o começo do movimento de libertação gay que transformou a opressão do público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) em chamadas para o orgulho e a ação.