45 anos da Casan: um patrimônio de todos os catarinenses

Na noite desta quarta-feira (29), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina celebrou os 45 anos de fundação da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), comemorados oficialmente no dia 2 de julho –, data em que o ex-governador Colombo Machado Salles formalizou a criação da estatal, em 1971.

Casan 45 anos

Comemorar os 45 anos da Casan nos faz relembrar os obstáculos que a empresa passou até tornar-se um grande caso de sucesso no cumprimento da missão de dar acesso à água com o devido tratamento para os catarinenses.

Quando o presidente da companhia, Valter Gallina, relembra a façanha do trabalho braçal com pás e picaretas para conseguir fornecer água às pessoas, temos de reconhecer todo o esforço dos trabalhadores, que são os motivadores desta estatal.

Citar ainda como um dos grandes feitos da estatal, a Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, e a Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Cubatão, em Palhoça, nos faz reconhecer todo o amadurecimento da empresa e devemos considerar todo o esforço dos que fazem acontecer o sucesso da companhia: os trabalhadores!

São eles os responsáveis por toda a revolução no planejamento, na execução de projetos ousados e do trabalho incansável para melhorar a qualidade dos serviços ofertados. Temos de citar que somos contrários a toda e qualquer precarização do trabalho, e contrários a terceirização das estatais. O caminho tem de ser o inverso: o investimento na valorização do servidor, no fortalecimento da estatal enquanto empresa pública, e patrimônio de todos nós, catarinenses.

Devemos lutar pela ampliação da companhia, sem que os trabalhadores tenham seus direitos prejudicados. Nossa luta é e sempre será em prol da melhoria nas condições de trabalho dos servidores e no investimento na qualidade do serviço. Parabéns, Casan! Parabéns a todos os trabalhadores que fazem acontecer à estatal! Feliz 45 anos!

Cesar Valduga – Deputado Estadual PCdoB