Saiba tudo sobre as semifinais da Eurocopa

Começam nesta quarta-feira (06), na cidade de Lyon (França), as semifinais da Eurocopa 2016. Portugal e País de Gales entram em campo às 16 horas, pelo horário de Brasília. Amanhã, ainda mais ao sul do país, em Marselha, França e Alemanha decidem a outra vaga para a grande decisão.

Por Thiago Cassis*

Gareth Bale

Portugal contra País de Gales é a partida que para muitos traz grandes surpresas nessa etapa da competição. Marca o encontro entre os dois craques do Real Madrid, Gareth Bale e Cristiano Ronaldo. Os galeses até aqui marcaram 10 gols e tomaram 4. Bale tem sido o craque e artilheiro da equipe até aqui com 3 gols. O goleiro, Wayne Hennessey, que atua pelo inglês Crystal Palace, tem feito defesas importantes e decisivas durante a campanha da seleção galesa.

Já os portugueses podem conseguir a façanha de chegar nas finais, ou até serem campões, sem vencer nenhuma partida no tempo normal. Isso porque na primeira fase a seleção se classificou com 3 empates, frente a Islândia, Áustria e Hungria. Nas oitavas, novo empate com vitória na prorrogação contra a boa seleção da Croácia e, nas quartas, a vitória nos pênaltis depois do 1 a 1 contra a Polônia.

Como não poderia deixar de ser, Cristiano Ronaldo é a grande esperança da esforçada equipe na partida que pode valer a segunda decisão de Eurocopa da história do futebol português. A primeira vez foi em 2004, quando perderam o título, em Portugal, para os gregos.

Alemanha x França

O grande clássico das semifinais colocará frente a frente o melhor ataque e a melhor defesa da competição. Será a primeira vez que as equipes se enfrentam na Eurocopa. A seleção da Alemanha até aqui marcou 7 gols e tomou 1 (sim, na conta final dá 7 a 1). O primeiro gol sofrido veio apenas na partida de quartas de final frente a Itália, e que os alemães acabaram vencendo nos pênaltis. O artilheiro do time na competição é Mario Gómez, que joga na Fiorentina da Itália, com 2 gols.

Já o melhor ataque da competição com 11 gols marcados, e contando também com o jogador do Atlético de Madrid, Griezmann, com 4 gols, joga em casa e acabou de despachar a “sensação” da competição, a Islândia. O forte ataque francês derreteu o gelo islandês e despachou os nórdicos com uma goleada por 5 a 2. Os franceses já tomaram 4 gols na competição.

As duas seleções chegam invictas na Eurocopa de 2016. Os alemães já conquistam o torneio 3 vezes, e a seleção da França levou a taça em duas ocasiões.