Trump acusa Obama de dividir os EUA

Donald Trump refez nesta segunda-feira (18) comentários que refletem preconceitos raciais, os mesmos que marcaram sua campanha à candidatura republicana, ao acusar o presidente Barack Obama de dividir racialmente os Estados Unidos.

Donald Trump

"Obama tem sido um grande divisor neste país. As relações raciais têm sido piores que de costume durante sua presidência", declarou o empresário à emissora de televisão Fox News, sobre a morte no domingo (17) de três polícias em Baton Rouge, Louisiana.

Trump estimou que a situação nos Estados Unidos está fora de controle, e exigiu novamente que a lei e a ordem sejam "recuperadas" no país, em outra alusão ao uso da força como única solução de problemas como a violência e o terrorismo.

Para Trump, tudo se reduz à "maldade" inerente em assassinos e terroristas, e se nega a analisar os problemas em sua raiz, como têm proposto seus rivais democratas, como a virtual candidata presidencial Hillary Clinton.

Os Estados Unidos sofre uma escalada de violência iniciada há duas semanas justamente em Baton Rouge, quando policiais mataram o afro-americano Alton Sterling, e dois dias depois cinco policiais foram assassinados por um franco-atirador em Dallas.