Valduga demonstra preocupação com a segurança em Chapecó

Em pronunciamento na sessão desta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o deputado Cesar Valduga (PCdoB) manifestou preocupação com a falta de segurança em Chapecó. Só este ano o município registrou 21 homicídios, quatro a mais que o mesmo período de 2015. Segundo dados do portal da Secretaria de Estado da Segurança Pública, desde 2012, ocorreram 209 homicídios no município.

valduga

Outro dado apresentado foi o de registro de ocorrências com tráfico de drogas, que só em 2015 foram superiores a 300. Valduga afirma que vários fatores tem contribuído com o aumento da violência e da criminalidade em Chapecó.

“Além da defasagem do efetivo e da falta de investimentos em equipamentos, veículos e monitoramento, Chapecó vive a falta de políticas públicas de prevenção. Municípios que investem em programas de esporte e cultura para crianças e adolescentes ou de formação profissional e geração de empregos para seus jovens percebem uma significativa redução na criminalidade”, explicou.

O deputado tem realizado estudos, comparando as políticas adotadas em diversos municípios que conseguiram reduzir significativamente os índices de violência. “Temos avaliado inúmeras experiências positivas em todo o território nacional e gestionado, junto ao governo do Estado, a realização de ações emergenciais para conter esta onda de criminalidade que assola nosso município.

Estudando estas boas experiências, podemos avaliar caso a caso, para implementara o que melhor couber à realidade chapecoense, é possível identificarmos um caminho que nos leve a diminuição da criminalidade. Uma das ações que temos debatido bastante em nossas reuniões pelos bairros é a retomada dos Conselhos de Segurança”, destacou.

De janeiro até junho deste ano, as polícias Civil e Militar registraram mais de 2000 casos de lesão corporal, 150 casos de estupro, mais de mil casos de roubo ou furto de automóveis, além da apreensão de mais de 350 armas de fogo.