Luciana Santos saúda povo cubano pelo Dia Nacional da Rebeldia

Nesta terça-feira (26) os cubanos comemoram o Dia Nacional da Rebeldia, data em que a revolução tomou de assalto o quartel Moncada. A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, enviou uma mensagem de solidariedade ao povo cubano por meio do secretário nacional de Relações Internacionais, José Reinaldo, que participa das comemorações do triunfo da revolução e do aniversário de Fidel Castro – dia 13 de agosto – na embaixada de Cuba no Brasil, em Brasília.

Luciana Santos - Richard Silva

A presidenta do PCdoB esteve em contato telefônico com a embaixadora de Cuba, Marielena Ruiz Capote, e passou a mensagem da importância da data para os comunistas de todo o mundo.

Para Luciana, esta celebração ressalta os princípios do povo cubano que desde o triunfo da revolução, em 1959, “luta ombro a ombro com seus líderes” para construir um país soberano e uma sociedade mais justa rumo ao socialismo.

A presidenta do partido também homenageou o comandante revolucionário. “Antecipamos as nossas homenagens ao líder histórico da revolução cubana, Fidel Castro, que no próximo dia 13 de agosto completará 90 anos de juventude rebelde. Um exemplo para os povos que lutam por um mundo mais justo, que lutam pelo socialismo.” 

E afirmou que o PCdoB, irmanado ao Partido Comunista de Cuba, acompanhou os preparativos para o 7º Congresso realizado em abril deste ano e observa como “o conceito de revolução de Fidel orienta os debates sobre o modelo de atualização economia e social, em um debate rico, amplo e democrático”.

Para presentear o líder máximo da revolução, Luciana enviou uma obra de arte do artista plástico pernambucano Fernando Duarte. As comemorações de aniversário de 90 anos de Fidel acontecem também no consulado de São Paulo.