Exposição de Artes Visuais "Pretitudes: um preto olhar sobre as Artes”

A sexta edição da Semana do Audiovisual Campinas acontecerá de 31 de Julho a 07 de Agosto, em vários espaços da cidade, e trará a pergunta que todos estão cansados de ouvir e de falar, mas que em sua prática, se demonstra de várias formas interpretativas. "O que São Práticas Democráticas?" – no Audiovisual, na comunicação, na cultura, nas estruturas de poder, nos espaços públicos, nos serviços sociais, nos campos de decisão política e no nosso convívio público e privado do cotidiano?

Seda

A abertura será realizada no MIS/Campinas, dia 01/08, às 19h, com Alessandra Gama, Andrea Mendes e Roger Cipó discutindo a “ Representatividade para além da Representação”.

É sabido que os imaginários dos povos lidos como negros estão impressos no mundo contemporâneo, diante disso, “Pretitudes” propõe o desafio de contemplar e refletir acerca das influências e contribuições desse povo, presentes na identidade e representações artísticas negras para a contemporaneidade, extrapolando o imaginário da escravidão, que reduz a leitura dessas contribuições.

A proposta de “Pretitudes” é ousar referir-se a arte visual como um cenário característico da presença ativa de artistas negras e negros, como sujeitos criadores e criativos, reconhecidos por suas qualidades técnicas e inventividade artística, reivindicando para além da representação, Representatividade. Nessa perspectiva, fazer falar coletivamente o que é “mudo” e "invisibilizado", sem, com isso, restringir as potencialidades de sentido que cada obra individualmente possui, é em certa medida revelar-se sensível a discussões espinhosas e atuais, como a revisão de uma história da arte marcadamente branca e a falta de representatividade negra nos espaços de prestígio.

Curadoria de Andrea Mendes

Artistas: Adelson Santos, Andrea Mendes, Gerardo Silva, Luiz Hagg, Mutala Ngunzo, Roger Cipó e Tiago Rego

Apoio: Grupo Kilombagem, Djumbo Fortalece a Autoestima, Núcleo de Consciência Negra Teresa de Benguela-PUC-Campinas, Ponto de Cultura e Memória Ibaô e Olhar de um Cipó Fotografia e Comunicação em Artes Negras, Cultura e Religiosidade Afro-Brasileira.

Programação completa em: https://moinhocoletivo.wordpress.com/2016/07/21/a-seda-abre-sua-programacao-em-2016-e-pauta-o-que-sao-praticas-democraticas/

SERVIÇO:
Local da abertura: Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) – rua Regente Feijó, 859 – Centro/Campinas/SP
Datas e horário:
Abertura: 01/08 – às 19h
Período Expositivo: 02/08 a 23/08 de terça a sábado, das 09h às 17h

Mais Informações:
Andrea Mendes – (19) 982985306 – [email protected]
Fabrício de Moraes – (19) 98946-2709 – [email protected]