PCdoB Recife pronto para a luta democrática das eleições 

Um fim de semana no qual os comunistas reafirmaram sua disposição para a luta democrática nas mais diversas frentes, com a realização de convenções eleitorais em diversos municípios do estado. No Recife, a reunião aconteceu sexta-feira (29), à noite. Cerca de 350 filiados, militantes, amigos lotaram o auditório do Sindupe para compartilhar da homologação das pré-candidaturas de Luciano Siqueira, que concorrerá à reeleição na chapa majoritária, e dos pré-candidatos/as a vereador/a.

PCdoB Recife pronto para a luta democrática das eleições - Zel Passavante

A Convenção Eleitoral do Recife contou ainda com a presença de representantes de diversas entidades do campo progressista, entre elas Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); União Brasileira de Mulheres (UBM); União dos estudantes de Pernambuco (UEP); Ser Coletivo; Sintepe; Sinpro-PE; Adupe (Seção Sindical dos Docentes da UPE); Movimento da Mata do Engenho Uchoa; Josias Santos, do Sindicato dos estivadores de Pernambuco; João Luna, do Sindicato dos Conferentes de Pernambuco, além de Sérgio Xavier, coordenador da Rede Sustentabilidade no estado.

Do PCdoB Pernambuco, Alanir Cardoso, presidente estadual; vice-prefeito Luciano Siqueira; José Bertotti, presidente municipal do Recife; Jorge Carreiro, vice-prefeito do Paulista; Renildo Calheiros, prefeito de Olinda; vereador Almir Fernando; Marcelino Granja, vice-presidente estadual. O prefeito do Recife, Geraldo Julio, também prestigiou a festa comunista, onde reafirmou a unidade da Frente Popular em torno da eleição da chapa majoritária no Recife, com Luciano Siqueira na vice.

Ao iniciar o ato, o presidente municipal José Bertotti destacou que o partido continua firme nas suas convicções, sabendo que a luta pela democracia se faz mais importante do que nunca. "Então, é por isso, que nós mobilizamos a nossa militância e o PCdoB propõe aqui a discussão de uma aliança política que permita aprofundar as transformações que se vivem no Recife e, principalmente, ampliar a bancada de vereadores e a representação política do PCdoB".

Democracia e liberdade

Também usaram a palavra Alanir Cardoso e Luciano Siqueira. O presidente estadual do partido enfatizou que a convenção se realizou em um momento importante e grave da vida brasileira. "A luta que travamos durante muito tempo para por fim ao longo período de ditadura em nossa terra está em um certo grau ameaçada nas conquistas que realizamos. Enfrentamos grandes dificuldades de continuarmos vivenciando aquilo que é mais caro na hora presente, na época atual, que é viver em um país democrático, com liberdade e soberano".

O vice-prefeito do Recife e pré-candidato à reeleição Luciano Siqueira (foto), ao analisar o documento-base da Convenção, destacou que "o PCdoB é um partido com 94 anos de esforço para compreender a teoria, para compreender a realidade brasileira, 94 anos de acúmulo de experiência".

Ele adiantou ainda que, "erramos muito, acertamos muito e hoje podemos dizer que em um momento tão complexo da realidade brasileira, de tanta emoção e revolta que, em alguns momentos resvalou até para a agressão e intolerância, o nosso partido, a partir de sua direção nacional, o Comitê Central, traz suas orientações para essas eleições, inspiradas em nosso programa, que nós aplicamos em todo o país, compreendendo a particularidade de cada lugar". Ressaltando a unidade dos comunistas para a próxima eleição, Luciano afirmou que o partido envidará "todos os nossos esforços para elegermos os nossos candidatos a vereador/a" da cidade.

Audicéa Rodrigues
Do Recife