Chico Lopes: CLP debaterá políticas públicas para a juventude

A Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara de Deputados realiza na próxima quarta-feira (10/08), audiência pública para debateras políticas públicas para o fortalecimento do Protagonismo Juvenil, em alusão ao Dia Internacional da Juventude, que ocorre dia 12. O debate será no Anexo II, Plenário 3 às 14h30.

Chico Lopes: CLP debaterá políticas públicas para a juventude

A sugestão do debate foi da Associação Sergipana de Distribuidores Independentes em Marketing de Rede (ASEDI), com relatoria favorável do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE). Considerada “a porta de entrada da sociedade”, o parlamentar que preside a CLP defende que a comissão realize o debate que considera relevante. Segundo Lopes, “ com a atual conjuntura de crise política pela qual passa o país, é necessário escutar aqueles que sofrerão, a longo prazo, os impactos das decisões hora tomadas no âmbito do Poder Executivo”.

“Tendo em conta os últimos acontecimentos, das inúmeras ações administrativas encaminhadas pelo Governo interino, em pleno processo de julgamento do impeachment contra a presidenta eleita e hora afastada, Dilma Rousseff, entendo que o debate sobre o Dia Mundial da Juventude e o protagonismo da juventude deverá ser mais amplo, de forma a contemplar uma escuta mais sensível aos jovens do que aos gestores que neste momento cumprem funções interinas e não possuem efetividade de longo prazo, ainda que seus impactos imediatos reverberem no futuro de nossos jovens”, defende.

Mais

“De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os jovens ocupam, hoje, um quarto da população do País. São 51,3 milhões de brasileiros de 15 a 29 anos, dos quais 84,8 % vivem nas cidades e 15,2 % no campo. O Instituto informa que 53,5% dos jovens de 15 a 29 anos trabalham, 36% estudam e 22, 8% trabalham e estudam simultaneamente. Os dados são do Censo 2010”, informa Lopes.

Para a primeira mesa de debates foram convidados como expositores Kátia Arruda, ministra do Tribunal Superior do Trabalho; representante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); Mafra Merys, presidenta da ASEDI; Víctor Frota, secretário da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Distrito Federal; e Edjane Rodrigues, secretária nacional de Juventude da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Para a segunda mesa, foram convidados representantes do Ministério da Educação (MEC); Mariane Josviak, procuradora do Ministério Público do Trabalho/Paraná; Carina Vitral, presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE); e Daniel Santos Souza, presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).