CineTeatro São Luiz homenageia cineasta Francis Vale
O reconhecimento pela trajetória de um dos maiores artistas cearenses. É com o intuito de enaltecer um dos principais ícones da cultura local que o Cineteatro São Luiz realiza, na próxima quinta-feira (11/08), uma homenagem ao cineasta cearense Francis Vale.
Publicado 10/08/2016 14:22 | Editado 04/03/2020 16:24

A solenidade, prevista para as 16h30, terá a exibição gratuita do documentário “Dom Fragoso” (2011), sobre Dom Antônio Batista Fragoso (1920-2006), paraibano, Bispo de Crateús, no sertão do Ceará, no período de 1964 a 1998, dirigido por Vale. Em seguida, às 18h, acontece um bate-papo especial com Francis Vale, que receberá amigos, artistas e personalidades para a conversa, uma oportunidade de dialogar com os personagens dos diversos seguimentos onde ele atua. Além de cineasta destacado Vale também é advogado, escritor, compositor e diretor do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital.
Ligação com o PCdoB
Francis Vale tem forte elo com o PCdoB no Ceará, sendo um dos responsáveis pela reorganização do Partido, logo após o Golpe de 1964. Em parceria com Benedito Bizerril, Miguel Cunha e Oséas Duarte, teve papel atuante, participando inclusive do jornal O Mutirão (publicação alternativa cearense que se manteve por cinco anos, em plena Ditadura Militar).
Em entrevista concedida ao caderno cearense do Portal Vermelho em 2011, Vale afirma que foi nesta época que descobriu “a história singular de Dom Fragoso dedicada ao povo e aos trabalhadores rurais”.
Sobre o documentário
O documentário sobre Dom Fragoso aborda a história do religioso Antônio Batista de Fragoso, que foi bispo da Diocese de Crateús entre 1964 e 1998 e faleceu em agosto de 2006, aos 85 anos, após uma longa trajetória de dedicação aos mais necessitados, que lhe renderia epítetos como o de “profeta dos pobres”. Reflexo de seu trabalho calcado na Teologia da Libertação, na defesa dos pobres e dos trabalhadores rurais e na resistência à ditadura militar.
Para Francis Vale, a história de dedicação de Dom Fragoso às causas populares, é seu maior legado. “Não existiam sindicatos rurais. Foi o religioso quem ajudou a criá-los. Hoje existem organizações de trabalhadores rurais em todos os municípios cearenses, a grande maioria deles muito bem estruturada e produtiva. O filme é uma síntese de sua história, começa e termina com depoimentos dele, além de intervenção de várias pessoas que com ele conviveram”, informa.
Serviço
CinteTeatro São Luiz homenageia Francis Vale
Data: quinta-feira (11/08)
Hora: 16h30 – Apresentação do documentário Dom Fragoso / 18h Bate papo
Local: CineTeatro São Luiz (Praça do Ferreira)
Entrada franca