Senadora concorda com plebiscito para convocar novas eleições 

A realização de um plebiscito para convocação de novas eleições diretas presidenciais, defendida pelo PCdoB, como “o único caminho para reunificar o país e recolocá-lo no rumo do desenvolvimento passa necessariamente pela consulta ao povo, pela soberania do voto popular e jamais pela violência de um golpe de Estado”, repercute entre os senadores que votam no processo de impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff.  

Senadora concorda com plebiscito para convocar novas eleições - Agência Senado

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) também acredita que a saída para o impasse político e econômico agravado pelo impeachment seria a realização de um plebiscito para decidir sobre a convocação de novas eleições presidenciais.

Em seu voto contrário ao impeachment, a senadora alertou para o fato de que “a cada ato deste Governo interino, vislumbra-se seu caráter reacionário: fim da CLT com a prevalência do acordado sobre o legislado; precarização das relações de trabalho; reforma da Previdência; fim do SUS e do piso salarial dos professores, com programas como a Escola sem Partido, que promete nos remeter aos tempos sombrios da guerra fria. Uma verdadeira contrarreforma da Constituição cidadã de 1988.”

E continua: “A saída para a crise exige a ampla participação popular e só se dará nos marcos efetivamente democráticos. Por isso, defendemos a realização de um plebiscito sobre a antecipação das eleições presidenciais que o povo já exige nas ruas.”