CTB-Bahia convoca para ato em defesa do emprego e dos direitos

A CTB-Bahia (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Bahia) está convocando os sindicatos de Salvador e Região Metropolitana para o grande ato em defesa do emprego e dos direitos, que acontece na próxima terça-feira (16/08), às 9h. A concentração será em frente à Fecomércio, localizada na Casa do Comércio, na avenida Tancredo Neves, em Salvador, e caminhada até a Federação das Indústrias da Bahia, FIEB.

O ato foi decidido na assembleia da classe trabalhadora que reuniu o movimento sindical no último dia 26 e deu origem a um documento que aponta saídas para a retomada do crescimento econômico e a geração de empregos e também faz duras críticas à reforma da Previdência, que prevê paridade na aposentadoria de homens e mulheres, imposição de uma idade mínima para obtenção do benefício e a desvinculação dos reajustes concedidos ao salário mínimo.

“Constituem medidas inaceitáveis e contrárias aos interesses mais elementares dos trabalhadores, dos aposentados e beneficiários do sistema previdenciário”, afirma o texto das centrais. Para Adilson Araújo, dirigente sindical e presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), as mudanças em curso, lideradas pelo ilegítimo governo de Michel Temer, exigem grande mobilização.

“Corremos sérios riscos de retrocesso e não podemos vacilar. O momento cobra unidade e foco na luta por um caminho que possibilite barrar a pauta regressiva que ataca, dia a dia, direitos sociais e trabalhistas históricos”, afirma.

Mesmo existindo divergências entre as centrais, elas têm preservado a unidade como instrumento fundamental de luta pela preservação dos direitos. “O ‘Fora, Temer!’ passou a ser uma questão de sobrevivência”, diz Araújo, lembrando que o movimento coordenado das centrais garantiu conquistas importantes, como a política de valorização do salário mínimo.

O documento também reforça a importância da unidade: “A luta que se deve travar requer organização e mobilização para resistir e combater ameaças ao regime de Previdência e Seguridade Social, às relações de trabalho e emprego e às tentativas de criminalizar os movimentos sociais”.

Com Ascom/CTB-Bahia