Daniel Ortega lidera eleições da Nicarágua

Em novembro deste ano os nicaraguenses vão às urnas para eleger o novo presidente e os deputados federais. O atual chefe de Estado, Daniel Ortega, da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) lidera as pesquisas de intenção de voto.

Daniel Ortega - Jairo Cajina

De acordo com pesquisa realizada em julho, com 2.000 eleitores, pela empresa M&R, e divulgada nesta segunda-feira (8), 62,8% dos eleitores da Nicarágua pretendem votar em Daniel Ortega, candidato da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) nas eleições presidenciais de 6 de novembro próximo.

Segundo o levantamento, sete em cada dez eleitores irão comparecer às eleições. Apenas 4,7% dos entrevistados declararam que votariam no Partido Liberal Constitucionalista (PLC) e somente 3,9% no Partido Liberal Independente (PLI), principais partidos de oposição. Do total, 27% não responderam ou estão indecisos.

No dia 2 de agosto o presidente Ortega inscreveu sua candidatura para as eleições presidenciais frente ao Conselho Supremo Eleitoral. Na ocasião, sublinhou seu compromisso de “garantir a paz e a estabilidade e para isso é preciso que este processo eleitoral caminhe da melhor maneira possível”.