Colômbia e Venezuela reabrem fronteiras

Depois de quase um ano fechada, a fronteira entre Colômbia e Venezuela foi reaberta neste sábado (13) e cerca de 80 mil pessoas puderam se locomover de um país ao outro em segurança. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, havia decretado o fechamento região fronteiriça em agosto de 2015 quando soldados da Força Armada Nacional Bolivariana foram atacados por paramilitares. ís ao outro em segurança.

Fronteira entre Colômbia e Venezuela - Efe

Durante um ano os dois países se empenharam em uma negociação diplomática intensa para normalizar a região e reabrir as fronteiras. A reabertura será gradual, a princípio contempla apenas os moradores da área que poderão voltar a circular livremente.

O desafio da Colômbia e da Venezuela é manter a paz na região e combater o narcotráfico e o contrabando de diversos itens, entre eles, medicamentos.

A reabertura, neste sábado, transcorreu com normalidade. Apenas na fronteira entre Táchira (Venezuela) e Norte de Santander (Colômbia) houve uma pequena aglomeração com as pessoas que deveriam levar a planilha com os nomes autorizados a circular para o território colombiano. Mas o procedimento não demorou para ser resolvido e rapidamente as 28 mil pessoas contempladas nesta primeira leva da regularização puderam circular livremente.