Venezuela e Colômbia fazem acordo sobre abertura gradual da fronteira

Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, fizeram um acordo nesta quinta-feira (11) sobre a abertura gradual e coordenada da fronteira entre os dois países a fim de beneficiar ambos os povos.

Juan Manuel Santos e Nicolás Maduro - Divulgação

A fronteira entre Colômbia e Venezuela foi fechada no dia 19 de agosto de 2015 depois de um atentado contra militares venezuelanos provocado por paramilitares colombianos.

A região é conturbada devido ao contrabando de produtos entre os dois países para serem vendidos no mercado informal na Venezuela devido à escassez de itens básicos e da crise econômica.
Meses depois do fechamento da fronteira, os dois presidentes se reuniram em Quito, no Equador, para tratar a questão. Desde esta reunião, realizada em setembro de 2015, os dois países negociam a melhor forma de rever a decisão.

O anúncio de reabertura foi feito durante uma reunião realizada com os dois chefes de Estado no departamento de Bolívar, na Venezuela. Os presidentes ouviram as reivindicações das delegações das duas delegações que atuam na normalização da fronteira.

Juan Manuel Santos explicou que será uma abertura transitória e controlada e a princípio vai permitir apenas o trânsito de moradores da região, a partir deste sábado (13). “Será emitido um documento de facilitação fronteiriça para que os habitantes da fronteira tenham as facilidades, mas também para controlar quem entra e quem sai”.

O presidente colombiano explicou ainda que o tema mais importante discutido na reunião foi a segurança, um ponto que vai contribuir para a normalização da zona limítrofe. Com este propósito, foi anunciada a criação de um centro binacional para lutar contra o crime internacional na fronteira.

Com relação à questão aduaneira, os dois países ainda vão estudar qual será a melhor forma de abrir as fronteiras para o comércio. Para combater o tráfico de medicamentos, problema grave que atinge os dois povos, será implementado um comitê técnico internacional de saúde e saneamento para prevenção e controle de problemas de saúde da população fronteiriça.

Nos próximos dias os ministros da área de Energia dos dois países vão se reunir para tratar a questão do gás da Venezuela para a Colômbia e a possibilidade de implementar estações de combustível da empresa estatal venezuelana , a Pdvsa, em território colombiano com um preço abaixo do praticado até o momento.

O presidente venezuelano garantiu que seu país está pronto “para uma nova etapa de combustível na zona de fronteira, vamos ensaiar novas fórmulas, estamos prontos para vender combustíveis”.