Livro apresenta artigos de cearenses na resistência ao Golpe

A publicação é uma coletânea de artigos escritos por juristas, médicos, políticos e diversos outros autores e retrata o pensamento dos cearenses contra o golpe de 2016.

Livro apresenta artigos de cearenses na resistência ao Golpe

O lançamento do livro "O Ceará e a resistência ao golpe de 2016" acontecerá na próxima quarta-feira (24/08), às 19h, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. A data de lançamento coincide com a semana em que se comemora (28 de agosto) os 37 anos da Lei de Anistia, promulgada em 1979 e indicando o primeiro passo em direção à redemocratização do Brasil.

Organizado por Marcelo Uchôa, Inocêncio Uchôa, Antônio José de Sousa e Letícia Alves, a publicação é uma versão local do livro “Resistência ao Golpe de 2016”, lançado em maio, em âmbito nacional, que reúne artigos também de personalidades do meio jurídico, intelectuais e figuras públicas conhecidas.

A ideia de construção do livro surgiu pela necessidade de reunir, em uma coletânea especificamente cearense, textos de advogados, professores e operadores do direito, políticos, jornalistas, escritores e intelectuais, todos comprometidos com a resistência ao golpe.

Alguns artigos do médico Arruda Bastos fazem parte do livro. “Num deles tem o relato sobre a atuação dos Médicos pela Democracia e diversos outros movimentos de resistência”, destaca. O secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita, tamvbém participa da publicação, com o artigo “Comunicadores foram às ruas defender a democracia e a mídia livre”, no qual narra a formação do coletivo “Comunicadores pela Democracia”, que nasceu da união de profissionais como jornalistas, publicitários e comunicadores populares, com o objetivo de fazer a contra narrativa ao golpe apoiado pela grande mídia empresarial.

Mais

O patrocínio do livro é o Movimento Democracia Participativa (organização suprapartidária criada para defender a manutenção da democracia no Brasil) de diversos movimentos sociais e da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE).

Compõem a coletânea

Aderbal Freire-Filho
Alberto Perdigão
Alexandrina Mesquita Mota Brito
Ana Margarida Furtado Arruda Rosemberg
Ângela Ribeiro Uchôa
Antônio Ibiapino da Silva
Antônio José de Sousa Gomes
Carmem Sílvia Ferreira Santiago
Cynara Monteiro Mariano
Deodato Ramalho
Dilmar Santos de Miranda
Élder Ximenes Filho
Enedina Soares
Felipe Braga Albuquerque
Honório Silva
Inocêncio Rodrigues Uchôa
Jorge Bheron Rocha
José Barroso Pimentel
José Nobre Guimarães
Luiz Moreira Gomes Junior
Manoel Fonseca Dias da Fonseca Neto
Marcelo Ribeiro Uchôa
Márcio Rodrigues
Maria das Graças Costa
Martonio Mont’Alverne Barreto Lima
Miguel Braz Moreira
Movimento dos Atingidos por Barragens
Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos
Odorico Nilo Menin Filho
Pe. Ermanno Allegri
Péricles Martins Moreira
Rafael Mesquita
Raimundo José Arruda Bastos
Regis Eric
Sandra Helena Souza
Sindicato dos Comerciários de Fortaleza
Tarcisa Gomes
Valdemar Menezes
Valter Pinheiro
Valton de Miranda Leitão

Serviço

Lançamento do Livro "O Ceará e a resistência ao golpe de 2016"

Data: quarta-feira (24/08)
Hora: a partir das 19h
Local: CineTeatro São Luiz (Praça do Ferreira – Fortaleza/CE)