Flávio Dino investe em recuperação de Unidades de Ensino

 

Flávio Dino investe em recuperação de Unidades de Ensino
Com 728 alunos e 40 anos de tradição, o Centro de Ensino (CE) Aluízio Azevedo, em Caxias, foi entregue, na manhã desta terça-feira (30), à comunidade escolar. A unidade foi uma das 55 já concluídas pelo programa ‘Escola Digna’, do Governo do Maranhão. Até esta quarta-feira (31) mais cinco unidades de ensino serão reinauguradas, um investimento de R$ 4,5 milhões beneficiando 3.879 alunos.

Com 35 anos de casa, o professor Francisco Portela relembra que, desde a inauguração, o prédio nunca passou por grandes intervenções. “A escola completou quarenta anos e há 35 anos que ando por esses corredores. Há quatro anos foi feita uma pequena limpeza, mas uma obra nesta dimensão, atingindo todos os blocos de salas e banheiros, é a primeira vez”, contou o professor.


Portela também destacou como a mudança na infraestrutura vai impactar no cotidiano dos estudantes. “Educação não é apenas o ler e escrever. A reforma contribui muito para esse processo. A gente só tem a agradecer a gestão por essa reforma e afirmo que vamos torcer para isso acontecer ainda mais”, declarou.

As reformas feitas pelo Governo do Estado, por meio do programa ‘Escola Digna’, contemplam a troca de telhados e pisos, renovação de instalações hidráulicas e elétricas, pintura das paredes, instalações de ar condicionados nas salas de aula, instalação de novos quadros, reforma de banheiros, substituição de portas e de luminárias, instalação da subestação de energia elétrica, dentre outros.

O secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, esteve no município representando o Governo do Maranhão e destacou a importância da obra. “Reinauguramos, hoje, um dos mais tradicionais centros de ensino da cidade, o que traz qualidade de ensino aos professores e aprendizagem aos alunos. É uma entrega muito importante porque, com ela, o governador Flávio Dino demonstra sua sensibilidade e o cuidado do Governo do Maranhão com o povo de Caxias, ao oferecer uma escola completamente reformada para os estudantes”, afirmou.

Até esta quarta-feira (31) serão entregues escolas em Chapadinha, Peritoró, Zé Doca e São José dos Basílios. Esta é a quinta etapa de entregas de escolas revitalizadas pelo Governo do Estado, este ano, totalizando 55 prédios entregues às comunidades escolares nas diversas regiões do Maranhão, beneficiando até o momento 35 mil estudantes em 38 municípios.

 

Até o fim desta primeira fase do programa ‘Escola Digna’ serão reconstruídos e reformados mais de 60 Centros de Ensino, em 39 municípios de diversas regiões do estado. Os investimentos correspondem a cerca de R$ 90 milhões e beneficiarão, diretamente, mais de 40 mil estudantes, além de professores e servidores das unidades escolares.

O Governo do Estado está investindo tanto no processo de recuperação completa das unidades de ensino, como a reconstrução do CE Aluízio Azevedo, em Caxias, quanto na manutenção das unidades, com trabalhos como pintura e reparos na estrutura predial. Em todas as regiões do estado, 300 escolas já passaram por manutenção.