UJS Fortaleza divulga nota contra o Golpe e os retrocessos na política

Leia a seguir a íntegra do documento:

UJS
“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.”
Che Guevara

A União da Juventude Socialista de Fortaleza vem a público manifestar seu repúdio ao golpe político-institucional aplicado sob o comando de Michel Temer e Eduardo Cunha e os consequentes retrocessos que já podem ser sentidos. Como forma de enfrentar o poder das elites, defendemos a convocação imediata de eleições diretas para que o povo brasileiro possa decidir sobre o futuro da nação. Nesse sentido, convocamos todos os filiados e militantes da UJS Fortaleza para sair às ruas contra o governo golpista e em defesa do projeto popular legitimado nas eleições de 2014.

No último dia 29 de agosto, o golpe em curso foi concluído no Senado Federal tendo como resultado uma votação de 61 votos a favor do impeachment e 20 votos contra. Essa decisão foi a cartada final que rasga a constituição vigente e deslegitima mais de 54 milhões de votos contabilizados nas eleições de 2014 para a então presidenta, Dilma Rousseff. Um golpe conduzido por setores que não suportavam a presença de uma mulher no poder. Um golpe de cunho machista e misógino.

Sabemos que o processo de impeachment da presidenta, eleita democraticamente pelo voto direto, foi mais uma forma de instrumentalizar a justiça para atender os interesses da elite econômica, que estava insatisfeita com os avanços da classe trabalhadora nesses últimos 14 anos e que, por isso, não mediria esforços para retomar sua pauta conservadora. Hoje já sentimos os efeitos do golpe nos cortes de orçamento das universidades públicas, a exemplo do que vem acontecendo com a UFC; na redução e paralisação de políticas importantes como “Ciência Sem Fronteiras”, PET’s, bolsas científicas e de incentivo a docência como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que tinha intervenção direta na sociedade e nas escolas de ensino básico.

Diante dessa situação alarmante, não podemos permitir que essa ditadura moderna destrua nossas conquistas e estimule um movimento fascista que incita ódio, preconceito e intolerância nas ruas que tanto sonhamos e lutamos para democratizar e colorir. Esse momento exige de nós a consolidação da unidade para continuarmos cobrindo de flores nossa jovem democracia, e fazer valer nosso compromisso com o povo brasileiro e nossa solidariedade a eterna guerrilheira Dilma Rousseff.

Todos às ruas contra o golpista Michel Temer!
Diretas Já!

União da Juventude Socialista de Fortaleza