TSE marca depoimento de Machado em ação contra chapa Dilma-Temer

O responsável pelas gravações que flagraram o senador Romero Jucá (PMDB-RR) afirmando existir uma operação para golpear o mandato da presidenta Dilma Rousseff para estancar a Lava Jato, Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, vai prestar depoimento na ação de investigação eleitoral em que o PSDB pede a cassação da chapa Dilma-Temer, eleita em 2014.

Sergio Machado

O depoimento de Machado, que é um dos delatores da Operação Lava Jato, será no dia de 22, na sede do Tribunal de Justiça do Ceará, em Fortaleza, onde ele cumpre prisão domiciliar, benefício obtido em troca das informações prestadas à investigação.

Na delação premiada, Sérgio Machado afirmou existir um "acordão" para barrar as investigações da Lava Jato, uma doação de R$ 40 milhões do Grupo JBS para o PMDB (partido de Temer), um suposto repasse de recursos ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) para viabilizar a candidatura dele à presidência da Câmara dos Deputados em 1998 e um pedido de recursos que teria sido feito por Temer para a campanha do ex-candidato à prefeitura de São Paulo Gabriel Chalita.

A ação no TSE foi movida pelo PSDB e pede a cassação da chapa Dilma-Temer por considerar que há irregularidades nas prestações de contas apresentadas por Dilma. Apesar de Michel Temer, agora presidente, dizer que as contas devem ser julgadas separadamente, o entendimento atual do TSE, a prestação contábil da chapa é julgada em conjunto.