UNE, Ubes e Anpg lamentam morte de estudante no Paraná

A principais entidades estudantis do Brasil divulgaram no início da noite desta segunda-feira (24) uma nota em que lamentam a morte de um estudante dentro de uma escola ocupada em Curitiba. As direções da UNE, Ubes e Anpg expressaram solidariedade aos familiares e amigos, bem como aos demais estudantes que estão em luta. As entidades afirmam, por fim, que acompanharão as investigações, exigirão o esclarecimento do caso e lamento o uso do fato para criminalizar os movimentos sociais.

entidades estudantis luto

No tarde desta segunda-feira (24) o estudante Lucas Araújo Lopes foi encontrado morto no Colégio Santa Felicidade, em Curitiba, que se encontra ocupado por estudantes em protesto contra a PEC 241 e a MP 746, que promove mudanças no ensino médio. O fato está sendo investigado pela Polícia Civil, mas a entidade Advogados e Advogadas pela Democracia questionou o fato de estudantes terem sido interrogados sem o acompanamento de um conselheiro tutelar, advogado ou defensor público.

Uma das integrantes da entidade, Tânia Mandarino , afirmou que foi impedida de entrar, enquanto os adolescentes prestavam depoimento sem a presença dos advogados: “A situação está delicada, para nós, advogados, está se configurando violação de prerrogativas. Chegamos aqui e não estão nos deixando entrar. Estão ouvindo vários adolescentes lá dentro e não deixam os advogados entrar,” denunciou. A entrada da advogada foi liberada em seguida. Os alunos que participavam da ocupação foram ouvidos em conjunto na escola e três foram encaminhados à delegacia para prestar depoimento. “Os alunos estão em choque, precisam de apoio psicológico”, afirmou a advogada Tânia.
Ainda de acordo com a advogada que acompanhou os alunos, o delegado Fábio Amaro, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, ouviu um grupo de 12 estudantes simultaneamente. 

O Defensor Público Eduardo Abraão afirmou que não há ordem para acabar com o movimento. “Foi uma fatalidade, ninguém esperava que acontecesse. Não existe nenhuma ordem para desocupar a escola, se os alunos quiserem eles podem continuar com a ocupação”, afirmou.

Leia abaixo a nota das entidades estudantis:

As entidades estudantis UNE, UBES e ANPG lamentam profundamente a morte na tarde desta segunda-feira (24) de um estudante no Colégio Santa Felicidade, em Curitiba, no Paraná. Nos solidarizamos com os familiares e amigos. Nos solidarizamos também com todos os outros estudantes que fazem parte da ocupação no Colégio Santa Felicidade e que passam agora por um momento de muita tristeza e consternação.

É importante destacar que as manifestações com ocupações de escolas se iniciaram em todo o país há mais de um mês contra a proposta de Medida Provisória 746 e a Proposta de Emenda Constitucional 241 e, desde o início, são pacíficas e abertas diálogo. Os estudantes se organizam, votam em assembleia, dividem-se em grupos de trabalho e mantém a ordem e a limpeza dentro das instituições.

Sobre a fatalidade de Curitiba em especial ainda não temos as informações precisas e corretas sobre o ocorrido. Acompanhamos as investigações e vamos exigir das autoridades competentes todo a atenção e cuidado para que o esclarecimento deste caso seja feito com urgência. As entidades lamentam, ainda, a tentativa de utilizar tal acontecimento trágico como forma de criminalização dos movimentos sociais.

24 de outubro de 2016
União Nacional dos Estudantes – UNE
União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES
Associação Nacional dos Pós-graduandos – ANPG