Alice Portugal: “Perdemos as eleições, mas ganhamos palanque”

A deputada federal Alice Portugal, que disputou a prefeitura de Salvador no primeiro turno das eleições, falou sobre o resultado das urnas, nesta quinta-feira (27/10), em Salvador, durante um evento alusivo ao Dia do Servidor Público, comemorado na sexta (28). Para Alice, apesar de todas as dificuldades relacionadas a este pleito, o saldo político para o PCdoB é positivo.

“Perdemos as eleições, mas ganhamos palanque para discurso”, garantiu a ex-candidata a prefeita, que liderou a coligação ‘Sim pra Salvador’. Com eleição marcada pela discussão também de temas nacionais na cidade, como o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, Alice acredita que o resultado de Salvador não está isolado e revela uma dificuldade para os partidos de esquerda em todo o país.

A deputada acrescentou que, neste cenário, perder nas urnas para o prefeito reeleito ACM Neto (DEM) não foi impôs um sentimento de derrota e desânimo, mas trouxe uma energia para encarar a luta política contra as forças conservadoras que retomam uma agenda neoliberal em Salvador e no Brasil. “Esse é o momento de erguer a cabeça. Não podemos nos abater”, disse.

Logo após as eleições, Alice retornou de imediato aos trabalhos na Câmara dos Deputados para acompanhar a votação das matérias do governo Temer, entre elas, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241, já aprovada em segundo turno. Ela teceu duras críticas à proposta, que pretende congelar os gastos públicos pelos próximos 20 anos.

“Temos que ter coragem! Em pouco tempo, essas medidas vão deixar o povo aturdido. Nós temos que nos preparar para o enfrentamento”, concluiu Alice Portugal.

De Salvador,
Erikson Walla