Aumentam adesão de estudantes e ocupações na UFC

A segunda-feira (07) foi de ampliação das manifestações do movimento estudantil em diversos cursos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os alunos reforçam as ocupações iniciadas após a greve geral, deflagrada no último dia 03. Na pauta de reivindicação, a luta contra a PEC 55, que tramitou na Câmara como PEC 241, e limita, por até 20 anos, os gastos públicos; contra a reforma do ensino médio e o corte de gastos na Educação.

Aumentam adesão de estudantes e ocupações na UFC - O Povo

Alunos de 17 cursos da UFC ocupam os prédios da universidade: Faculdade de Educação, Ciências Biológicas, Geografia, História, nove cursos que compõem o Instituto de Cultura e Arte (ICA), Letras, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo e Geologia.

Universitários de outros ainda debatem atividades a serem realizadas como forma de aderir ao movimento grevista. Estudantes de Comunicação Social, Ciências Sociais e Farmácia ainda definirão como se integrar aos protestos.

Mais

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc) decidiu apoiar a greve dos estudantes.

Vice-reitor da UFC, Custódio Almeida, informa que os universitários não receberão faltas e afirma que as aulas serão repostas. “Nós iremos garantir que isso aconteça sem prejuízos acadêmicos para os alunos”.

Os protestos não estão concentrados só na capital. No Cariri, cerca de 150 estudantes do curso de Agronomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), também ocupam, desde o último domingo (06), o Campus Crato.

Nova assembleia geral dos estudantes acontecerá na próxima quinta-feira (10).

De acordo com o último boletim divulgado nas redes sociais da União Nacional dos Estudantes (UNE), 171 universidades estão ocupadas no Brasil.