PL prevê créditos curriculares para movimento estudantil

 

valduga

 A proposta prevê a atribuição de créditos referentes à extensão universitária em atividades de direção de entidades estudantis no estado de Santa Catarina

Florianópolis – Começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o projeto de lei PL 0355.3/2016, de autoria do deputado Cesar Valduga (PCdoB), que dispõe sobre as atividades de créditos curriculares referentes à extensão universitária, às atividades de direção de entidades estudantis, no âmbito do estado de Santa Catarina.

Segundo o texto, a participação em atividades do movimento estudantil, na direção de entidades representativas de estudantes, deverá constituir atividade de extensão universitária, uma única vez, independente da quantidade de vezes que o estudante seja reconduzido ao cargo.

Créditos curriculares correspondem à uma hora-aula durante determinado período, podendo variar de acordo com a disciplina e o regulamento da universidade. Geralmente, o crédito substituí uma hora-aula, benefício aplicado para atividades interdisciplinares, fora da universidade.

Para Valduga, o projeto pretende incentivar a participação dos acadêmicos na construção de estratégias que visem à melhoria na qualidade do ensino. “Pretendemos incentivar os universitários a participarem ativamente de atividades políticas dentro e fora da universidade, desta forma, nada mais justo que conferir os benefícios de créditos aos estudantes que estão à frente de agremiações estudantis”, afirmou o parlamentar.