PCdoB-CE: Fórum reunirá prefeitos e vices eleitos em 2016

A direção estadual do PCdoB-CE realizará, na próxima segunda-feira (21), o 6º Encontro do Fórum de Prefeitos e Vice-Prefeitos do Partido. Apesar da crise política, a legenda saiu vitoriosa das urnas nas eleições municipais deste ano. Foram eleitos oito prefeitos, 10 vices e 87 vereadores, com representação comunista em quase 60 cidades.

PCdoB-CE: Fórum reunirá prefeitos e vices eleitos em 2016

Na programação do encontro, duas mesas terão o objetivo de integrar gestores, parlamentares e a direção do Partido. A primeira mesa, “Experiências de Gestão”, contará com a participação dos ex-prefeitos George Valentim (Maranguape), João Ananias (Santana do Acaraú) e José Vandevelder, atual prefeito de Farias Brito. “Com a participação de pessoas experientes, o debate possibilitará troca de experiências e rica discussão tanto para os prefeitos reeleitos quanto para os que assumirão os cargos”, avalia Luís Carlos Paes de Castro, presidente do PCdoB-CE.

A segunda mesa abordará a “Relação entre os Prefeitos com os mandatos parlamentares e os Governos” e contará com a participação dos deputados estaduais Augusta Brito e Carlos Felipe, além do deputado federal Chico Lopes e do Secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará, Inácio Arruda. “Neste debate, nossa intenção é reforçar a relação dos prefeitos com os parlamentares, com a gestão estadual e com a direção do Partido. Sabemos que os prefeitos, para administrar bem os municípios, devem contar com o apoio tanto dos governos estadual e Federal, quanto dos parlamentares, que facilitam a gestão através de emendas”, pondera Paes.

Marca comunista

O dirigente partidário reforça que o Fórum de Prefeitos e Vice-Prefeitos é uma oportunidade de o PCdoB contribuir, entre outras iniciativas, para que “prefeitos cumpram bem com seus mandatos, servindo à população”, reitera. A ideia, segundo Paes, é realizar o evento pelo menos uma vez a cada semestre.

“Precisamos criar uma marca que demonstre a o jeito de fazer política do PCdoB, pautados pelo cuidado exemplar com a coisa pública, liderando uma administração que não desperdice e utilize bem os recursos que são do povo. Nosso intuito é cuidar das cidades com foco nas pessoas, criar mecanismos que ampliem a participação popular nos destinos da comunidade, com diálogo e transparência. É importante que nossos prefeitos estimulem o debate com a população, buscando ouvir, democraticamente, sugestões, opiniões e críticas, afinal, o povo é o dono da cidade e a gestão comunista deve estar voltada à população. Se conseguirmos isso, certamente essas gestões serão reconhecidas e apoiadas”, avalia Luís Carlos Paes.

Mais

O PCdoB elegeu prefeitos em Ipu (Sergio Rufino), São Benedito (Gadyel), ambos reeleitos, além de Farias Brito (Zé Maria), candidato que recebeu apoio do atual prefeito José Vandevelder, do PCdoB, que está em seu segundo mandato. Além das cidades que confirmaram uma gestão comunista, novos municípios apostaram no 65: Graça (Augusto Brito), Jardim (Dr. Aniziário), Mucambo (Chaguinha), Novo Oriente (Vanaldo Moura) e Uruburetama (Dr. Hilson).

Além dos 10 vice-prefeitos eleitos (Acopiara, Farias Brito, Graça, Ibiapina, Ipueiras, Penaforte, Potengi, Santana do Cariri, São Luís do Curu e Uruburetama), o PCdoB elegeu ainda 87 vereadores. “Uma candidatura a vereador ainda está sub judice. Também foram eleitos 26 primeiros-suplentes. Isto significa que deveremos iniciar o ano com mais de 90 vereadores em quase 60 municípios cearenses”, comemora Paes.

Serviço

6º Encontro do Fórum de Prefeitos e Vice-Prefeitos do PCdoB

Data: Segunda-feira (221)
Hora: a partir das 8h
Local: Auditório Messias Pontes (Sede do Comitê Estadual – Av. da Universidade, 3199, Benfica)

Programação

8h: Abertura

8h30: Mesa sobre Experiências de Gestão (George Valentim – ex-prefeito de Maranguape; João Ananias – ex-prefeito de Santana do Acaraú; José Vandevelder – prefeito de Farias Brito)

9h30: Mesa sobre a Relação dos Prefeitos com os Mandatos Parlamentares e Governos (Augusta Brito e Carlos Felipe – deputados estaduais; Chico Lopes – deputado federal; e Inácio Arruda – Secretário da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará)

10h30: Debate