PCdoB-CE: Troca de experiências marca encontro de Prefeitos e Vices

Uma manhã de encontros, debates e troca de experiências. Foi com sentimento de colaboração que a direção estadual do PCdoB-CE realizou nesta segunda-feira (21), o 6º Encontro do Fórum de Prefeitos e Vice-Prefeitos do Partido. O objetivo do fórum é tornar-se ferramenta do PCdoB para contribuir com o êxito das gestões.

PCdoB-CE: Troca de experiências marca encontro de Prefeitos e Vices

O presidente estadual do PCdoB-CE, Luís Carlos Paes, iniciou o encontro destacando o resultado das eleições do Partido na disputa deste ano, em que foram eleitos oito prefeitos, 10 vices e 87 vereadores, com representação comunista em quase 60 cidades. Além disso, o dirigente ressaltou a eleição de 26 primeiros-suplentes. “Diante deste cenário de crise política, saímos vitoriosos de uma grande batalha. Enfrentamos inúmeras dificuldades nessas disputas, mas conseguimos conquistar o eleitor. Saudamos e parabenizamos os eleitos”, recepcionou.

Paes destacou o cenário político onde os prefeitos irão assumir, de crise. “A tendência é que a gente continue com sérias dificuldades. Os projetos apresentados pelo Governo Temer, que deverão ser votados, dentre eles a PEC do Teto dos Gastos, são extremamente danosos para um o projeto de desenvolvimento e que busque reduzir as desigualdades. E quem mais vai sofrer é quem está na ponta do processo. O povo carente não vai demandar do Presidente da República nem do Ministro da Fazenda, mas do Prefeito”, pondera. Ele citou ainda o problema pontual do Estado, que assola e preocupa todos os municípios: a seca. “Temos que ter a percepção de que só com mobilização, pressão e decisão política poderemos fazer frente a essa dura realidade”.

Experiências de Gestão

Dividido em dois momentos, o encontro dos Prefeitos e Vices iniciou com a Mesa “Experiências de Gestão”. Nela, os ex-prefeitos João Ananias (Santana do Acaraú) e George Valentim (Maranguape), além do atual prefeito de Farias Brito, José Vandevelder, puderam apresentar suas trajetórias exitosas e colaborar com os recém eleitos.

A trajetória de João Ananias, que também foi deputado estadual, federal e secretário de Saúde do Estado, o credenciou para dialogar com os recém-eleitos. Para ele, a postura de um gestor do PCdoB deve ser diferenciada. “Fazemos parte de um Partido que sabe por onde passou e para onde queremos ir, temos história. Apesar dessa crise de credibilidade, devemos focar nos movimentos sociais e ajudar a reconstruir esta força tão importante. Não devemos administrar dos gabinetes, mas no meio do povo, com o povo. Somos pautados na melhoria da vida das pessoas e, para isso acontecer, cada um de nós deve fazer a nossa parte”, ratifica.

Com larga experiência administrativa, George Valentim, antes de ser prefeito, foi contador, secretário de educação e chefe de gabinete em Maranguape. Em sua intervenção, ele apresentou um balanço de sua gestão, entre os anos de 2009 e 2012. Para o atual deputado estadual, a principal preocupação deve ser a gestão pública. Valentim citou conquistas do município sob sua administração, dentre elas a construção de escolas, investimentos em educação, saúde e esporte, a valorização do servidor e da cultura, dentre outros.

Para o prefeito de Farias Brito, José Vandevelder, à frente de seis gestões no município, a experiência administrativa deve ser fundamentada no principio básico: diálogo. “É preciso tratar o povo com respeito e seriedade”, avalia. Ele reforça ainda a importância e o compromisso com a gestão. “A política vem de uma boa gestão. Tendo contas organizadas, ações que beneficiem o povo, a gente consegue espaço”, pondera.

Relação com mandatos e Governos

A segunda mesa do encontro abordou a “Relação dos Prefeitos com os Mandatos Parlamentares e Governos”. Participaram do debate os deputados estaduais Augusta Brito e Carlos Felipe; o deputado federal Chico Lopes; e Inácio Arruda, secretário da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará.

Augusta Brito, que também é ex-prefeita do município do Graça, repercutiu a PEC 55, que limita os gastos do Governo por até 20 anos. Segundo a parlamentar, caso aprovada, a PEC trará inúmeras perdas aos municípios. “As obrigações continuam, a demanda de recursos aumentam mas, ao contrário, o Governo quer limitá-los. Teremos tempos difíceis para as administrações municipais”, considera. Ela colocou o mandato à disposição dos eleitos e ressaltou o caráter colaborativo do Partido. “Estamos aqui para trocar experiências. Não há competição, mas colaboração. Pensamos no bem do povo e é com diálogo e parceria que construiremos exitosas gestões”.

Carlos Felipe, ex-prefeito de Crateús, destacou o caráter de serviço do gestor municipal. “Ser eleito não é um presente, mas uma missão. E dentro dela, surge a oportunidade de deixar um legado de trabalho que beneficie o povo”, avalia. Para ele, os novos prefeitos assumirão também um desafio, neste momento de crise política e recessão. “Além disso, os políticos são hostilizados. Por isso, temos que ser a diferença, trabalhar com a responsabilidade de retribuir a confiança que nos foi depositada”.

Um dos principais quadros do PCdoB cearense, o deputado federal Chico Lopes parabenizou a direção do Partido pela iniciativa de reunir novos e ex-gestores. O parlamentar destacou a necessidade de o político, principalmente o comunista, de “pactuar com a ética, a seriedade e a honestidade, sempre voltado para o relacionamento com a sociedade” da qual o prefeito torna-se liderança. “Temos que dar o exemplo como político, trocar experiências, atuar de forma unificada, com seriedade e competência, apresentar propostas, dialogar com o povo. Queremos que vocês sejam os melhores administradores do Estado e, com trabalho, possamos diminuir o preconceito contra os comunistas. Eu, nosso mandato, assessores e todo o gabinete estamos a disposição para ajudar, abrir portas e construir a gestão de vocês”, confirmou.

Inácio Arruda, secretário da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará e ex-senador, ratifica que o centro do debate deve ser como fazer uma política voltada para o povo. “Foi isso o que levou a elite a dar um golpe”, denuncia. Para ele, a direita não aceitou essa visão de inclusão popular nas gestões. Membro da direção estadual do Partido, Inácio também destacou a escolha dos prefeitos de se filiarem ao PCdoB. “Aqui somos elos de uma corrente que busca ajudar o povo, mas isso também traz grande responsabilidade. Vocês foram eleitos num quadro adverso, e por isso temos que corresponder nossos votos. Sabemos o que está acontecendo. Vamos ajustar os ponteiros, organizar nosso exército com estrutura para apoiá-los”, defende. Inácio considera ainda a necessidade de uma ação conjugada dos comunistas. “Já acumulamos experiência em gestões municipais, no parlamento, na relação com as cidades e governos estadual e federal. Mesmo nesta onda de dificuldade, vamos montar uma estrutura que mobilize, articule e remodele essas administrações, deixando a nossa marca, o nosso espírito de fazer bem feito, o nosso jeito de cuidar das pessoas”, defende.

Diálogo

Além dos prefeitos e vice-prefeitos, participaram do encontro parlamentares, assessores de mandatos e de secretarias, gestões e representantes de várias frentes dos movimentos sociais. Após as intervenções, foi aberto o debate, onde todos puderam participar e contribuir com ideias e propostas. Eleito prefeito da cidade de Jardim, Dr. Aniziário enalteceu a iniciativa do Partido. “Considero de grande importância este encontro. Tivemos acesso a propostas e experiências de outros gestores. Nossa expectativa agora é levar essas informações para o interior e colocá-las em prática”, ratifica.