Evaldo Lima repudia reivindicação por intervenção militar

Durante pronunciamento, na última quinta-feira (17), o vereador Evaldo Lima (PCdoB) repudiou o ato do grupo de manifestantes que ocuparam a Câmara dos Deputados pedindo por intervenção militar aos gritos de "Queremos general". Para o parlamentar, o ato em apologia ao fascismo é uma ação de insensatez, que reivindica por tempos que extrema violência e injustiça, marcado pela ditadura militar.

Invasão da Câmara por grupo pedindo intervenção militar - Lúcio Bernardo Jr/Câmara Notícias

Um grupo formado por cerca de 50 pessoas de 10 estados do País invadiram na tarde da última quarta-feira (16) o plenário da Câmara dos Deputados. Houve tumulto, a sessão foi suspensa e o local fechado. A porta de vidro que dá acesso ao plenário foi quebrada.

No momento, os deputados discursavam antes de o início da Ordem do Dia da sessão extraordinária. O 1º vice-presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), suspendeu os trabalhos e pediu à polícia legislativa que ajude na remoção dos manifestantes. Cinco manifestantes foram detidos pela Polícia Legislativa.

Engajamento da população contra a seca

Pelo tempo da Liderança do Governo, Evaldo também alertou sobre a crise hídrica que assola o Ceará e refletiu sobre os impactos para a cidade de Fortaleza. O parlamentar destacou as medidas que estão sendo adotadas pelo governo e fez um apelo para o engajamento de todos os cearenses, a fim de evitar o colapso no abastecimento de água.

Evaldo informou que, em reunião realizada com o vereador Acrísio Sena (PT) e o secretário estadual dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, foram debatidas as ações do governo para evitar o racionamento. “A decisão do Camilo foi de priorizar a água para o consumo humano, e não para as indústrias, por isso ainda não chegamos a um colapso. Nós temos uma adutora em Cauipe, a canalização do sistema Maranguapinho e a perfuração de poços na área industrial do Pecém que garantem o abastecimento da cidade de Fortaleza, mas diante do quadro, a luta mais importante é a favor da conclusão da transposição do rio São Francisco.”, ressaltou.

De acordo com o vereador, a grave situação hídrica também tem sido uma preocupação do Executivo, que tem adotados medidas para evitar o desperdício de água em equipamentos públicos. “Um grande esforço dessa gestão tem sido a perfuração de poços para reduzir o consumo e aqui lanço uma sugestão de propormos uma emenda coletiva ao orçamento de 2017 para garantirmos a instalação de, pelo menos, cem poços em Escolas e secretarias municipais.”, sugeriu.

O parlamentar ressaltou que o cenário marcado por chuvas abaixo da média, pela pequena quantidade de água acumulada nos açudes e pelo crescimento demográfico teve como consequência uma profunda crise hídrica. Evaldo cobrou uma solução urgente, para além das preferências políticas e partidárias. “A grande expectativa era a transposição do rio São Francisco, mas a obra foi paralisada por decisão do presidente Temer, e se não forem reativadas não há como enfrentarmos o sexto ano consecutivo de seca no Ceará, em 2017.”, destacou.

Evaldo pontuou que, através de requerimento de iniciativa do vereador Guilherme Sampaio (PT), o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, agendou para o dia 7 de dezembro a apresentação na Câmara para debater a situação hídrica do Estado e as medidas que vem sendo adotadas pelo governo. O vereador também sugeriu a participação do presidente da Cagece e demais autoridades para discutir o assunto.