Evaldo Lima propõe Dia da Cultura de Paz e da Mediação de Conflitos

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) utilizou seu tempo na Liderança do Governo na última terça-feira (29) para destacar o projeto de lei 159/2016 que propõe que seja instituído no calendário oficial de Fortaleza o Dia da Cultura de Paz e da Mediação de Conflitos. De acordo com o parlamentar, o objetivo é realizar diversas atividades na cidade relacionado à consolidação, conquista e consciência da importância de uma cultura de paz.

Evaldo Lima

Segundo Evaldo, a mediação é um meio alternativo de resolução de conflitos sob a orientação de uma terceira pessoa, um mediador, escolhido de comum acordo entre as partes conflitantes, e que cabe a esse mediador a tarefa de auxiliar as pessoas em conflito na busca de solução consensual para a disputa.

“Significa especialmente desafogar o Judiciário, e da possibilidade objetiva real e concreta da consolidação de uma cultura de paz. A Coordenadoria de Mediação de Conflitos, nesse biênio, realizou importantes trabalhos, ações objetivas para difundir os meios consensuais de administração de conflitos e cultura de paz”, afirmou.

O parlamentar explicou que o biênio de 2015/2016 foi de fundamental importância para o fortalecimento de uma política pública de administração pacífica de conflitos no âmbito da PMF. Com a reforma administrativa implementada no início de 2015, a Coordenadoria de Mediação de Conflitos, COMED, da Secrectaria Municipal da Segurança Cidadã foi dotada de duas células: a Célula de Mediação Cidadã e a Célula escolar.

“A Célula de Mediação Cidadã, cuja atribuição é oferecimento do serviço de autocomposição extrajudicial aos munícipes, por meio de núcleos de mediação descentralizados nas Centrais de Acolhimento das Secretarias Regionais. e a Célula Escolar tem o objetivo de realizar a difusão da cultura de paz, através de ferramentas pacificadoras e restaurativas aos escolares da Rede Municipal de ensino, sobretudo os de escolas localizadas em áreas com baixo IDH, alto índice de violência, criminalidade e vulnerabilidade social, que mais precisam da presença da mediação de conflitos”, explicou.

Evaldo também repercutiu sobre a vinda dos taxistas na CMFor e explicou que uma comissão de vereadores foi feita para acolher os trabalhadores e que a Casa do Povo está ouvindo atentamente cada uma das partes para chegar no melhor consenso.

“Na Câmara Municipal de Fortaleza existe três projetos que tratam sobre o tema. A gente está buscando uma solução que responda a dinâmica dos interesses da cidade, escutando cada uma das partes envolvidas”, concluiu.