Cuba e África do Sul assinam acordo de cooperação na área da educação

Cuba e África do Sul assinaram um acordo de cooperação em Educação Básica que se soma hoje aos já existentes em saúde, recursos hídricos, assentamentos humanos e formação de profissionais na ilha.

Educação em Cuba - Roberto Suárez / Juventud Rebelde

O atual convênio prevê, entre outros objetivos, compartilhar as experiências da nação caribenha no ensino de matemática e ciências para fortalecer a formação e capacitação no sistema educativo público sul-africano.

Por parte da África do Sul firmaram o documento a ministra de Educação Básica, Angie Motshekga, e por Cuba, o embaixador Carlos Fernández de Cossío.

O acordo é atingido no contexto da celebração dos 20 anos do início oficial da cooperação entre os dois países, que começou quando o primeiro grupo de médicos cubanos, em fevereiro de 1996, chegou à África do Sul.

À cerimônia assistiram servidores públicos do Departamento de Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul e da delegação diplomática antilhana.

Atualmente, mais de 600 cooperadores cubanos prestam seus serviços na África do Sul, deles 424 são profissionais da medicina e o restante pertence a outras áreas.