Especialista sugere que esquerda repense políticas para América Latina

Na América Latina teve uma "reprimarização da economia" e isso impede que a região continue seu crescimento, disse o secretário de Ensino Superior em Ciência e Tecnologia, Rene Ramirez. “O retorno da direita na América Latina ocorre porque a esquerda trabalhou políticas do ponto de vista da oferta, mas não executou políticas visando a cidadania”, disse, terça-feira (22), em uma entrevista à Telesur.

Presidentes da América Latina - Divulgação

"Temos que refletir sobre os projetos progressistas e como podemos enfrentar uma direita agressiva", disse Ramirez.

O acadêmico e economista equatoriana disse que um tratado para a gestão do conhecimento é necessário e acrescentou que "o Bloco Sul deve recuperar o conhecimento que está sendo privatizado".

No que diz respeito ao conhecimento científico, o acadêmico disse que no Equador há uma economia social de conhecimento que busca romper com o "capitalismo cognitivo" e, assim, ser capaz de recuperar a consciência como um bem comum.

"Quando o socialismo torna necessário repensar a forma de acumulação no aparelho produtivo e modo de distribuição", disse o economista, acrescentando que a esquerda deve trabalhar "sobre as políticas imateriais", porque o conceito de viver bem transcende o conceito de bem-estar da economia.

No que diz respeito às próximas eleições no Equador, em fevereiro 2017, Ramirez disse que no pleito haverá a disputa de dois modelos no país, aquele em que os direitos humanos são comprados e outro onde deve ser garantidos direitos humanos e sociais, através de políticas sociais.