Movimentos sociais da Alba realizam assembleia na Colômbia

“Pela paz e a soberania popular em nossa América”, este é o tema da 2ª Assembleia Continental dos movimentos sociais para a Alba (Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América), que ocorre em Bogotá, na Colômbia, até o próximo domingo (4).

Movimentos sociais da Alba realizam assembleia na Colômbia - Reprodução

Diversos movimentos sociais de toda a região, entre eles a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), estão reunidos desde esta sexta-feira (1), na capital colombiana, para debater os desafios e planos para o próximo período.

O secretário de Políticas Sociais da central, Rogério Nunes, que representa a CTB na atividade, acredita que o momento político requer unidade e mobilização. “As organizações sociais e populares precisam resistir a ofensiva contra os povos”, afirmou o sindicalista.

Segundo ele, as recentes paralisações nacionais realizadas pelas centrais sindicais, no mês de novembro, foram uma preparação para a construção de uma greve geral, caso medidas contra os direitos sociais e trabalhistas continuem sendo aprovadas.

Diálogos de Paz

Para ele, o fato de o encontro ocorrer na Colômbia é um marco, pois o país acaba de assinar um histórico acordo de paz entre o governo de Juan Manuel Santos e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) colocando fim a mais de 50 anos de conflito armado naquele país.

“Será momento para respaldar os diálogos de paz que estão em curso e enviar uma mensagem de apoio ao povo colombiano, porque a paz da Colômbia é a paz do continente”, diz a convocatória da Alba.

No fim do evento será divulgado um plano de ação continental aprovado pelos participantes.