Evaldo Lima comenta a posição do Ceará em pesquisa sobre Educação

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) comemorou, na última quarta-feira (07), na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, os resultados do Ceará no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês). O teste mostrou uma estagnação no desempenho do País em 2015. Entretanto, o Ceará ficou acima da média nacional e conseguiu as melhores notas do Nordeste. De acordo com Evaldo, isso demonstra que o Estado, "mesmo em um cenário de tantos desafios, conseguiu avançar nesse campo".

Evaldo Lima comenta a posição do Ceará em pesquisa sobre Educação

O parlamentar afirmou que o teste privilegia a reflexão crítica dos estudantes, e não apenas o que ele considera como "decoreba". Ele parabenizou os professores da rede estadual pela conquista. "Esse resultado dos alunos é reflexo da dedicação, do compromisso, da seriedade dos seus mestres", afirmou. Evaldo também fez elogios aos gestores da área de educação.

Desde a última edição do teste, aplicado em 2012, o Ceará elevou sua posição em todas as áreas avaliadas. Foi da 16ª colocação para a 8ª em matemática, com a pontuação passando de 378 para 382. Em Leitura, o Estado saiu de 397 e alcançou 409 pontos, subindo quatro posições e ficando em 10º. Mas o maior avanço foi em Ciências, onde o Ceará, conquistando 401 contra 386 no teste anterior, saiu da 17ª para a 10ª colocação.

Entretanto, apesar de comemorar o desempenho cearense, Evaldo lamentou a situação que a educação brasileira enfrenta, conforme demonstrado pelo teste. De acordo com os resultados do Pisa de 2015, divulgados esta semana, a qualidade do ensino no Brasil segue inferior a dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne países desenvolvidos. O Brasil alcançou uma média de 401 pontos em Ciências, 407 em leitura e 377 em matemática, inferior aos países ricos em todas as áreas avaliadas. "Essa é uma questão muito séria", alertou o vereador.

Educação integral

Evaldo também afirmou que acreditava que parte do avanço auferido pelo Ceará na última edição do Pisa tinha na implantação de escolas em tempo integral a sua justificativa. "Nos últimos anos, o governo do Ceará tem colocado a educação como prioridade", destacou.

De acordo com o parlamentar, a implantação dessa modalidade de ensino representa mais do que apenas manter os alunos dentro da escola em um segundo turno. "Representa, na verdade, uma contribuição decisiva no protagonismo da juventude, nas possibilidades de um futuro melhor, especialmente nas regiões mais vulneráveis de Fortaleza", declarou.

O Pisa é um teste aplicado a cada três anos pela OCDE e que envolve setenta países, entre membros e não-membros.