Uece: Inácio Arruda prestigia colação de grau do curso de Medicina

O secretário da Secitece, Inácio Arruda, representou o governador Camilo Santana na solenidade de Colação de Grau de 28 concludentes do curso de graduação em Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece), na última sexta-feira (16/12).

Uece: Inácio Arruda prestigia colação de grau do curso de Medicina

A cerimônia foi realizada no auditório Paulo Petrola, no Campus Itaperi, e presidida pelo reitor Jackson Sampaio. Em sua fala, o reitor – que completa, em 2016, 42 anos de formação em Medicina – frisou a necessidade de se fazer "uma prática coerente, crítica e humana".

Sampaio ponderou que, se por um lado a evolução tecnológica ajuda no trabalho dos médicos, por outro lado pode tirar a capacidade relacional, tornando os profissionais meros "leitores de exames", sendo, portanto, imprescindível o olhar humano na Medicina Coletiva. O discurso do reitor relacionou-se com o do orador discente José Andreolli Faustino Andrade, que destacou a necessidade de o País formar bons médicos, especialistas em "gente".

O professor Daniel Bezerra de Castro, representante do corpo docente, enfatizou que a universidade está entregando um grupo preparado e qualificado para a sociedade. Já o concludente João Pedro Carlos de Oliveira realizou a leitura do Juramento oficial e do Juramento de Hipócrates, feito tradicionalmente na formatura desses profissionais.

Sobre o curso

Em 2016, Uece comemora 14 anos de existência de seu curso de Medicina. Criado de acordo com a Resolução nº 377 – do Conselho Universitário (Consu/Uece), o primeiro Vestibular aconteceu em 2003, com oferta de 40 vagas e concorrência de 63,3. Hoje, a Medicina da Uece continua com grande concorrência, sendo ele uma das opções mais procuradas pelos candidatos. No Vestibular 2016.1 foram ofertadas 30 vagas para 4.292 inscritos.