Gleisi Hoffmann: Governo deve substituir ajuste fiscal por crescimento

Em nota divulgada nesta segunda-feira (19), a presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), defendeu a necessidade de o governo sair "urgentemente" da pauta do ajuste fiscal para a discussão de retomada do crescimento. De acordo com a parlamentar, os programas que tinham sido anunciados para retomar o crescimento, como o cartão reforma e concessões, são "pífios" em termos de impacto macroeconômico. 

Gleisi destaca exemplo de outros países contra PEC que congela gastos - Agência Senado

Gleisi disse que é necessário proteger os trabalhadores da crise e cuidar da população mais pobre do Brasil. Para isso, segundo ela, o governo deveria anunciar aumento real do salário mínimo, independente da variação do Produto Interno Bruto (PIB); elevação das parcelas do seguro desemprego; aumento do benefício do Bolsa Família e ampliação do número de famílias beneficiadas.

 
Diante do quinto ano consecutivo de seca, acrescentou, é preciso ampliar o programa de investimento em obras sociais. A senadora defendeu ainda a retomada e a ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida, especialmente na faixa 1, com os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
 
Para a senadora, as linhas emergenciais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para refinanciamento de dívidas deveriam ser combinadas com a de capital de giro. Ela pediu também a recuperação das empresas de construção civil, "altamente empregadoras".