Forças Armadas em presídios é ato “irresponsável”, diz Febrasp 

A atuação das Forças Armadas nos presídios não vai resolver os problemas do sistema prisional do país, afirmou o presidente da Federação Brasileira dos Servidores Penitenciários (Febrasp), Leandro Allan Vieira. Para o agente, essa é uma atitude “irresponsável” do governo ilegítimo de Michel Temer, que pode gerar uma resposta violenta do crime organizado. “Quem vai pagar é a sociedade”, alerta. 

Forças Armadas em presídios é ato “irresponsável”, diz Febrasp - Agência Brasil

Leandro, que também comanda o Sindicato dos Agentes de Atividades Penitenciárias do Distrito Federal (Sindpen-DF), afirmou que o colapso atual já era anunciado e aconteceu devido à falta de interesse e de vontade política de inúmeros governantes.

Insatisfeitos com a situação trabalhista, os agentes penitenciários fizeram uma manifestação na terça-feira (17) para pedir a contratação de profissionais aprovados em concursos públicos nos estados e melhores condições de trabalho. Os salários da categoria vão de R$ 1 mil a R$ 7 mil. A carga horária, normalmente, é de 40 horas semanais.

Nas contas da federação, o país teria de aumentar em 30 vezes o número de agentes penitenciários para atender à recomendação do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça, de cinco presos para cada agente.

Em 2010, um estudo da Organizações das Nações Unidas (ONU) mostrou que a expectativa de vida desses profissionais é de 45 anos.

A crise do sistema presidiário já resultou na morte de mais de 130 presos desde o dia 1º de janeiro. O envio das Forças Armadas para atuar nos presídios foi anunciado pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, na terça-feira (18).