Sem categoria

Bienal da UNE: dia de Fernando Haddad, Zé Celso, Emicida e muito mais

Mais de 5 mil estudantes, de todos os estados brasileiros, participam da Bienal, que segue até quarta-feira (1º). Nesta terça-feira (31) também acontecem 10 roteiros dos estudantes para diversos bairros da periferia e da RMF, a partir de 9h da manhã. Toda a programação tem entrada franca.

10ª Bienal da UNE terá hoje (31) debates e shows

A programação da 10ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), no Centro Dragão do Mar, com dezenas de shows, peças de teatro, exposições, debates e outras atividades culturais, tem continuidade nesta terça-feira, com o grande show de Emicida, na Praça Almirante Saldanha, a partir das 22h, antecedido pela apresentação do cearense Erivan Produtos do Morro, um dos grandes destaques da nova cena rapper de Fortaleza.

Já entre os convidados para os debates e oficinas da Bienal estão nomes como Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, e Franklin Martins, jornalista que atuou no governo do presidente Lula e hoje integra o Instituto Lula.

Das 10h às 13h acontece a mesa “Reinvenção das Fronteiras”, na Sala 2 do Cinema do Dragão, com André Brayner (Membro do Instituto África e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza) e Fernando Haddad.

No mesmo horário acontece a mesa “A reinvenção da comunicação e as novas narrativas”, com Fábio Malini (Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura-Labic), Renata Mieli (Presidenta do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação-FNDC) e Antônio Alonso (Instituto Lula), na Praça Verde do Dragão.

Das 14h às 17h tem o Seminário do CUCA da UNE, com o tema “Encontro de redes culturais” e os convidados Pablo Capilé (Fora do Eixo), Emiliano Fuentes Firmani (CUCA Argentina), Dyonne Boy (Reage, artista, Ocupa MinC) e Beto Teoria (Nação Hip Hop Brasil), no Auditório do Dragão.

ÀS 15h acontece a “Aula Magma” da 10ª Bienal da UNE, com Zé Celso Martinez Corrêa (presidente e diretor artístico da Associação Teat(r)o Oficina UzynaUzona), na Praça Verde. Também com Zé Celso acontece às 20h a apresentação do espetáculo “Navalha na Carne”, do Teatro Oficina, no Teatro do Dragão (térreo, ao lado dos cinemas).

Das 17h às 20h acontece a mesa sobre Memória do Movimento Estudantil e o filme “Praia do Flamengo, 132”, com Vandré Fernandes (diretor do filme), Franklin Martins (Instituto Lula) e Gustavo Petta (vereador de Campinas).

Já os shows de DJ Guga de Castro, VJ Max Leguiza, Guetto Roots, Erivan Produtos do Morro e Emicida acontecem na Praça Almirante Saldanha, a partir das 21h.

Estudantes de todo o Brasil visitam periferia de Fortaleza

A Bienal da UNE contará nesta terça-feira com uma atração especial e diferente para os mais de 5 mil estudantes de todos os estados brasileiros que vieram à capital cearense. É o projeto “#LadoC”, que vai mostrar a esses jovens uma Fortaleza bem além dos roteiros turísticos, promovendo 10 circuitos de visitas a diferentes bairros da capital cearense, com destaque para regiões de periferia, distantes do circuito mais habitual dos visitantes da “terra do sol”.

Nesta terça-feira, os estudantes seguirão em ônibus às 9h do Centro Dragão do Mar, partindo para 10 diferentes roteiros, como forma de destacar a multiplicidade social e cultural de Fortaleza. Os circuitos incluem a Região Metropolitana, percorrendo do Centro à periferia, do urbano ao rural, de comunidades indígenas a coletivos de hip-hop. O “#LadoC da Bienal da UNE” vai promover a circulação e o diálogo dos estudantes brasileiros com a diversidade das expressões culturais cearenses.

A programação de cada circuito do “#Lado C” foi desenvolvida com a participação de articuladores locais, vinculados a projetos sociais e culturais, envolvendo manifestações comunitárias, mestres e mestras da cultura popular, coletivos de arte, Pontos de Cultura, Bancos Comunitários, entre outros.

“Nesta edição, no espírito da ‘Feira da Reinvenção’, a ideia é mostrar uma Fortaleza que existe, vive e respira cultura e cidadania, para além dos tradicionais roteiros turísticos. As mais belas praias e belezas naturais da capital cearense estão nas favelas e nas periferias da cidade, por exemplo. E é nessas comunidades que o povo vive, sonha, reinventa o seu cotidiano e constrói alternativas inspiradoras para o futuro”, destacou o coordenador da atividade, Alexandre Santini.

Mais sobre a Bienal da UNE

A Bienal da UNE, o maior festival estudantil da América Latina, chega à sua 10ª edição e celebra seus quase 20 anos de existência com uma verdadeira ocupação cultural de Fortaleza. Entre quarta-feira, 29/1, e domingo, 1/2, mais de 5 mil estudantes vindos de todas as regiões do País vão se integrar ao povo cearense e fazer do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e da Praia de Iracema a referência da produção artística, dos debates e do pensamento da juventude brasileira.

A 10ª Bienal da UNE tem como tema “Feira da Reinvenção”, em alusão ao potencial criativo do povo brasileiro e à possibilidade de reinvenção de linguagens, estéticas, formas de luta, de resistência e de arte, a partir da imagem das feiras populares. A 10ª Bienal também dará início às festividades dos 80 anos da UNE, comemorados no dia 11 de agosto.

A programação da Bienal apresenta uma extensa lista de convidados, entre pensadores, artistas e ativistas, com o objetivo de reunir as diversas linguagens e expressões culturais, valorizar a identidade nacional e conectar as produções estudantis de todas as regiões do país.

“Para a UNE, é uma honra poder ser recebida em um estado que reserva tanta história, tanta luta e uma cultura tão rica, quanto o Ceará. Acredito que as trocas que serão possibilitadas nesta edição, com o encontro de gente de todo o Brasil, vão criar um ambiente bem diverso e instigante, de reinvenção e muita criatividade”, afirma a presidenta da UNE, Carina Vitral, que já está em Fortaleza, participando de atividades preparatórias para a Bienal.

Já passaram pelas diversas edições da Bienal até aqui artistas como Gilberto Gil, Oscar Niemeyer, Ariano Suassuna, Abdias Nascimento, Alceu Valença, Ziraldo, Tom Zé, Martinho da Vila, Augusto Boal, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Lenine, Naná Vasconcelos, Criolo, Pitty e muitos outros.