Olívia Santana discute Agenda Bahia do Trabalho Decente em Brasília

As novas perspectivas para a Agenda Bahia do Trabalho Decente foram destaques na reunião realizada na última segunda-feira (30/01), em Brasília. O programa já faz parte das ações do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), há quase 10 anos.

Participaram da reunião o diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Peter Poschen; a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Olívia Santana; o diretor de Programa de Combate ao Trabalho Forçado, Antônio Carlos de Mello Rosa, e a consultora da OIT, Patrícia Lacerda.

Na ocasião, também foi iniciado um diálogo com a diretora da Divisão de Desenvolvimento Social da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Laís Abramo, para tratar de possíveis parcerias sobre o enfrentamento da pobreza, as políticas de diversidade e a promoção da igualdade.

A Agenda Bahia do Trabalho Decente trata-se de uma iniciativa pioneira de aproximar ainda mais a agenda de trabalho decente à realidade e às necessidades locais, em consulta com os principais atores envolvidos em cada um dos eixos temáticos selecionados.

O projeto foi construído através da realização de um diagnóstico dos principais déficits de trabalho decente no estado, tomando como base os quatro pilares constitutivos dessa proposta: o respeito aos princípios e direitos fundamentais no trabalho; a geração de mais e melhores empregos; a extensão da proteção social; e a promoção do diálogo social.

Fonte: Ascom/Setre